Pablo Spyer deixa EQI e se junta à XP para criar plataforma de finanças

Pablo Spyer, ex-diretor de operações da Mirae no Brasil, deixou a EQI Investimentos para se juntar à XP Inc. e criar uma plataforma de finanças e educação financeira, nomeada de Touro Inc. O criador do “Minuto Touro de Ouro” rompeu as fronteiras da Faria Lima, e agora passará a ser um comunicador propriamente dito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O executivo havia fechado com EQI, corretora que vem sendo estruturada pelo BTG Pactual (BPAC11), há três meses. Agora, Pablo Spyer terá 50,01% de uma empresa para chamar de sua. Ela será acelerada pela XP, que manterá a fatia restante do negócio.

O acordo foi fechado na última sexta-feira (18), sendo comunicado pelo “Tourinho” à corretora na manhã de sábado (19). A Touro Inc. será baseada nos pilares de educação financeira, com uma plataforma que criará cursos, palestras e o Canal de Notícias Touro de Ouro (CNTO). A direção ficará com Marcos Wilson, pai de Spyer, que deixará a aposentadoria.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Jornalista, Wilson inspirou o filho com seu antigo programa “Aqui Agora”, telejornal popular na década de 1990, transmitida no SBT. O programa da CNBN “Mad Money”, de Jim Cramer, também é uma das inspirações de Spyer desde o início de suas atividades como comunicador no Twitter, no fim de 2019.

O bordão “Vai, tourinho” já faz parte das manhãs de muita gente que acompanha o mercado.

Pablo Spyer. Foto: Reprodução Facebook.

Pablo Spyer e a proposta de educação financeira

Uma das inspirações do executivo, Cramer, foi gestor de grande porte em Wall Street. Spyer, contudo, diz que não dará indicações de compra ou venda de papéis ao vivo, como faz a personalidade norte-americana.

As sugestões em sua plataforma estarão ligadas ao cenário macroeconômico, como ele já o faz todas as manhãs, transmitindo o que poderá movimentar o mercado no dia. Entrevistas com CEOs de empresas listadas já estão marcadas.

Em publicação no LinkedIn na manhã desta segunda, Guilherme Benchimol, fundador e presidente do Conselho de Administração da XP, disse que Spyer é, “sem dúvida, um dos maiores influenciadores do Brasil”.

“Com o seu carisma, simplicidade e muita originalidade, vem conquistando a todos que querem aprender mais sobre o mercado financeiro. Enorme orgulho em tê-lo como sócio na Touro.inc. Faremos história juntos! Vaiiiii tourinho.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em nota, o CEO da XP, Thiago Maffra, lembra que o grupo nasceu como uma plataforma de educação, duas décadas atrás. Benchimol foi o primeiro professor.

“A gente sempre busca pessoas que possam ajudar a construir nosso sonho de educar 50 milhões de brasileiros”, diz. “O objetivo é transformar o tourinho no maior influenciador de finanças do Brasil.”

Rafael Furlanetti, sócio e diretor institucional da XP, será o co-CEO da Touro Inc. Com 1 milhão de seguidores nas redes sociais, Pablo Spyer passará a explorar novas linhas de receita, agora ao lado da XP. Isso fará com que uma futura abertura de capital da Touro Inc., que está no radar, se torne possível.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião