Número de famílias com dívidas atinge recorde em abril, indica CNC

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 66,6% das famílias do Brasil possuíam dívidas em abril. Esse é o maior resultado desde o início da realização da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em janeiro de 2010. Os números revelados na noite da última segunda-feira (13).

De acordo com o presidente do CNC, José Roberto Tadros, o aumento no endividamento das famílias em abril teve como base a ampliação do crédito ao consumidor devido à crise do novo coronavírus (Covid-19). As modalidades de dívidas que fazem parte da pesquisa são:

“A crise com a Covid-19 impõe ao governo a adoção de medidas de estímulo ao crédito, na tentativa de manter algum poder de compra dos consumidores. A queda expressiva dos juros e da inflação reduz, respectivamente, o custo do crédito e a pressão sobre a renda, incentivando o endividamento”, disse Tadros.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

O presidente da confederação salienta a importância de se viabilizarem prazos mais longos para a quitação das dívidas ou alongamento dos prazos para pagamento, além de procurar meios de diminuir o risco de crédito. “Assim, os consumidores poderão quitar suas contas em dia sem maiores dificuldades, afastando a piora nos indicadores de inadimplência nos meses à frente”, afirma.

Dívidas em atraso

De acordo com a CNC, a quantidade de brasileiros com dívidas ou contas atrasadas ficou praticamente estável em 25,3%, após dois meses seguidos apresentando aumento. Entretanto, a inadimplência apontada no mesmo período do ano passado foi ligeiramente menor, de 23,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O número de famílias que declararam não possuírem recursos para pagar suas obrigações em atraso e que, dessa forma, permaneceriam inadimplentes, caiu de 10,2% em março, para 9,9% em abril. Um ano antes, o indicador era de 9,5%.

“Os resultados mensais favoráveis em relação à inadimplência revelam que, apesar das dificuldades com a quarentena aplicada em diversos estados e cidades, as famílias estão conseguindo quitar os compromissos com empréstimos e financiamentos”, ressalta Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela pesquisa.

Dentre as dívidas mais contraídas pelas famílias brasileiras estão cartão de crédito (77,6%), carnês (17,5%) e financiamento de veículos (10,2%). “A proporção de dívida em cartão diminuiu novamente neste mês, enquanto as dívidas em carnês ganharam espaço na composição do endividamento”, disse Ferreira.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião