Norsk Hydro prevê retomada de 100% da Alunorte em semanas ou meses

A fabricante de alumínio norueguesa, Norsk Hydro, prevê retomar a produção total em semanas ou meses na planta de Alunorte, no Pará.

“Estamos falando de semana ou meses antes de voltarmos às operações completas”, disse o presidente-executivo da Norsk Hydro, Svein Richard Brandtzaeg, em entrevista à Reuters.

De acordo com Brandtzaeg, a retomada da produção irá acontecer mesmo que o processo ainda seja incerto.

Saiba mais: Carlos Ghosn nega as acusações e afirma ser inocente

A Alunorte processa a matéria-prima usada na produção de alumínio. Entretanto, a refinaria está operando com apenas metade da capacidade desde o início do último ano.

Isso, por conta de determinações de autoridades após a empresa ser acusada de despejar ilegalmente efluentes em rios da região amazônica.

Atualmente, a empresa busca autorizações para a retomada das operações. A Norsk Hydro já admitiu o despejo, mas nega que isso tenha sido prejudicial ao meio ambiente.

O presidente-executivo ainda afirmou que a campanha eleitoral no Brasil atrasou o processo. Entretanto, ele ressalta que a troca de comando do país e também do governo do Pará estão “encaixando” as coisas e agora “o processo de decisão será um pouco mais rápido”.

De acordo com Brandtzaeg, apesar do progresso, tudo ainda é muito incerto.

A refinaria da Norsk Hydro no Pará, Alunorte, é a maior produtora de alumina do mundo. A Alunorte tem capacidade suficiente para sustentar uma produção de mais de 3 milhões de toneladas anuais.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião