Netflix (NFLX34) lança série sobre um dos maiores esquemas de pirâmide financeira da história

No início deste ano, a Netflix (NFLX34) lançou a série documental “Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street”. A minissérie conta a história do investidor americano Bernie Madoff, responsável por um dos maiores esquemas de pirâmide financeira na história de Wall Street.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O investidor americano, retratado na série da Netflix, causou um prejuízo próximo a US$ 64 bilhões a vítimas espalhadas pelo mundo.

A série da Netflix conta com entrevista de alguns participantes da história, de forma a relatar como aconteceu o surgimento e queda do responsável por um dos maiores esquemas de pirâmide financeira da história.

Bernie Madoff chegou a se tornar presidente da Nasdaq, uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos. A liderança dele nesta bolsa aconteceu em diversos anos na década de 1990.

Ele também foi o fundador da firma de investimentos Bernard L. Madoff Investment Securities. O surgimento da companhia aconteceu em 1960.  

A Securities and Exchange Commission (SEC), considerada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos EUA, realizou a investigação da companhia algumas vezes. Diante da crise financeira de 2008, o esquema do investidor americano colapsou.

Em abril de 2021, Madoff morreu, em uma prisão no estado da Carolina do Norte, aos 82 anos. No ano de 2009, ele tinha sido condenado a 150 anos de prisão. A causa da morte não foi relevada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Série da Netflix sobre Bernie Madoff tem quatro episódios

A série documental da Netflix possui quatro episódios, sendo que o primeiro tem 54 minutos e o quarto tem 77 minutos.

O primeiro episódio, chamado de “Um mentiroso, não um fracasso” relata o início de Bernie Madoff, quando negociava ações de baixo valor, mas enriqueceu como consultor financeiro, atraindo clientes com grandes lucros.

O segundo episódio, denominado “Não pergunte, não diga”, cita que os boatos sobre o toque de Midas de Madoff se espalharam de Wall Street a Palm Beach, e o império dele passou a atuar em fundos de hedge — de modo a gerar desconfiança.

O terceiro episódio da série, chamado de “Não veja o mal”, relata a investigação dos concorrentes a respeito dos números de Madoff, que enviam um alerta para a CVM norte-americana, mas nenhuma atitude foi tomada.

Por fim, o quarto episódio da série da Netflix, com o nome de “O preço da confiança”, cita que, durante a crise financeira de 2008, o esquema de Madoff veio à tona. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião