Moro diz que não impôs condição para ser ministro da Justiça

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta segunda-feira (13) que não exigiu nenhuma condição para assumir a pasta. A declaração foi dada depois de Jair Bolsonaro afirmar que o indicaria como ministro do STF assim que possível.

Dessa forma, o presidente disse que teria firmado um compromisso com Moro e declarou que iria cumpri-lo o quanto antes. “Ele foi eleito, fez o convite publicamente, fui até a casa dele no Rio de Janeiro. Não vou receber convite para ser ministro e estabelecer condições sobre circunstâncias do futuro que não se pode controlar”, disse Moro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O ministro afirmou se sentir “honrado” pela intenção de Bolsonaro de indicá-lo como integrante da Corte, mas também ressaltou que é uma questão a ser discutida mais para frente. “É algo que tem que ser discutido no futuro”, disse.

Saiba mais: Coaf: em derrota para Moro, comissão apoia retirar órgão do Ministério da Justiça 

Atualmente, não há vagas na Suprema Corte. Contudo, uma posição ficará vaga em novembro de 2020, por conta da aposentadoria do ministro Celso de Mello.

“Quando surgir a vaga lá na frente o presidente vai avaliar se ele vai realizar o convite para mim. Se ele formular o convite aí eu vou avaliar se eu vou aceitar”, disse Moro.

Bolsonaro quer Moro no STF

O presidente declarou a intenção de indicar Sérgio Moro a uma vaga no STF no domingo (12). “Eu fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver lá, estará à disposição”, afirmou Bolsonaro. 

Saiba Mais: Bolsonaro: indicarei Sergio Moro para vaga no STF

“A primeira vaga que tiver eu tenho esse compromisso e se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir”, completou o presidente. A declaração de Bolsonaro foi dada em uma entrevista à Rádio Bandeirantes. Apesar disso, o presidente já havia demonstrado interesse em indicar Moro para a Corte outras vezes. Assim, desde sua campanha para a liderança do Executivo.

É o presidente da República quem indica um nome para uma vaga no Supremo. Entretanto, a indicação deve ser aprovado pelo Senado Federal.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião