Ícone do site Suno Notícias

Moeda digital do Facebook deve ser lançada em janeiro de 2021, diz jornal

Moeda digital do Facebook deve ser lançada em janeiro, diz Financial Times

Moeda digital do Facebook deve ser lançada em janeiro, diz Financial Times

A moeda digital do Facebook está prevista para ser lançada em janeiro do próximo ano, informou o jornal “Financial Times” nesta sexta-feira (27).

A novidade representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta a uma reação regulatória e política.
A libra, anunciada pelo Facebook em 2019, foi modificada após reguladores e bancos centrais de todo o mundo expressarem preocupação de que a moeda poderia prejudicar a estabilidade financeira.

Segundo o jornal, a Libra Association, sediada em Genebra, emitirá e administrará a moeda digital do Facebook. Diante disso, a associação espera lançar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.

A Libra Association, que apresenta 27 membros, incluindo o Facebook, está buscando aprovação do regulador dos mercados da Suíça para emitir diversas “stablecoins” lastreadas em moedas tradicionais individuais, assim como um token baseado em “stablecoins” indexado a moedas.

Vale ressaltar que o presidente e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou no dia 24 de outubro de 2019, que sua rede social poderia deixar a Libra Association caso não recebesse aprovação regulatória dos Estados Unidos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em audiência no congresso, Zuckerberg afirmou: “Se eu sentir que o Facebook não pode fazer parte disso, o Facebook não fará parte”. Além disso, afirmou que a Libra Association seria capaz de continuar funcionando sem o envolvimento de sua maior companhia.

A audiência começou com uma declaração de abertura da Representante do Congresso Maxine Waters, que listou as várias preocupações que ela e outros membros tinham relacionadas à Libra.

Waters afirmou a Zuckerberg que o Congresso “abriu uma discussão séria” sobre o Facebook e pediu uma “moratória” em todo o projeto.

No entanto, Zuckerberg repassou as preocupações ditas por Waters, com o CEO dizendo que entende as preocupações do legislativo com a Libra. Contudo, Zuckerberg realçou aos membros do comitê de que, sufocando inovações como a moeda digital do Facebook, seu maior rival, China, estaria obtendo grande vantagem.

Sair da versão mobile