Balanços da semana

Redução na desoneração de impostos é necessária, diz Colnago

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, disse nesta terça-feira (11) que  reduzir a isenção de impostos. Ele é o futuro secretário-adjunto do Ministério da Fazenda do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Colnago falou sobre a redução na desoneração de impostos em evento no Tribunal de Contas da União (TCU). “Hoje temos mais de R$ 300 bilhões em benefícios tributários, então necessariamente tem que ser repensado. Se vai ser LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) ou outro tipo de tributo é algo a ser discutido no próximo governo. Mas não tenho dúvidas de que temos que caminhar nesse sentido, de redução de isenção tributária“, declarou o ministro.

Saiba mais: Pela primeira vez, impostômetro bate R$ 2,2 trilhões

A declaração de Colnago vai ao encontro do que tem dito o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. O economista defendeu a redução da carga tributária acompanhada do corte de benefícios.

“O que o futuro ministro Paulo Guedes vem falando é que a eventual retirada de benefícios tributários pode vir junto com a redução de tributação. O norte do novo governo, pelo que o ministro vem falando, é reduzir carga tributária. Ao mesmo tempo, compensar isso com a retirada de benefícios tributários que não se justificam mais”, afirmou Colnago.

O que é desoneração

Desoneração é quando se retira a obrigação do pagamento de tributos. Por exemplo, o governo pode conceder desoneração de impostos a setores do mercado ou empresas a fim de torná-los mais competitivos. Ou seja, pode se tratar tanto de uma isenção da obrigação de pagamento do imposto como da redução do valor a ser pago.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião