De olho no metaverso: Instagram terá NFTs em breve, diz Zuckerberg

A Meta (FBOK34), holding do Facebook e Instagram, planeja permitir em breve a coleção de ativos digitais em suas plataformas. “Estamos trabalhando para trazer NFTs para o Instagram no curto prazo”, disse o CEO Mark Zuckerberg, no festival de tecnologia e mídia South by Southwest (SXSW) em Austin, Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O empresário não informou quando a implementação irá acontecer, mas reforçou que a tecnologia NFT (Non Fungible Token) está alinhada com os planos de expansão de negócios da companhia, que pretende explorar os ativos digitais em seu futuro “metaverso“.

Zuckerberg reforçou como o uso da tecnologia pode estar intrinsicamente ligado ao tipo de experiência proporcionada pelo metaverso. “A  roupa que seu avatar estiver usando no metaverso pode ser basicamente cunhada como um NFT e você poderá levá-la a diferentes lugares”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A vantagem da tecnologia para a empresa é que os tokens não fungíveis funcionam pelo blockchain. Em outras palavras, são ativos digitais com registros que o tornam um “exemplar único”, criando uma espécie de escassez digital verificável, em que apenas o comprador da NTF detém o certificado atestando posse do produto.

Dessa forma, os usuários poderiam comprar diversos acessórios para customização de seu avatar dentro do metaverso, com a exclusividade atuando como forma de valorizar o ativo.

Instagram já explora ativamente NTFs

O interesse dos executivos da Meta em NFTs não é de agora. Um dos executivos do Instagram, Adam Mosseri, já havia afirmado que a companhia estava explorando ativamente o recurso e, segundo informações do jornal Financial Times, pretende adicionar NTFs em sua carteira de criptomoedas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“Não estou pronto para anunciar exatamente o que será hoje. Mas, nos próximos meses, com a capacidade de trazer alguns de seus NFTs, espero que seja possível criar coisas nesse ambiente”, afirma Zuckerberg.

Segundo o empresário, ainda “há um monte de detalhes técnicos que precisam ser resolvidos” antes que o Instagram ou as outras plataformas da Meta utilizem NFTs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião