Mercado Livre (MELI34): investimento de R$ 17 bi no Brasil pressiona concorrentes

O Mercado Livre (MELI34) investirá R$ 17 bilhões no Brasil em 2022, valor 70% maior do que os R$ 10 bilhões do ano passado. Nos últimos anos, a empresa de e-commerce argentina vem investindo valores recordes no País como parte de sua estratégia de crescimento e consolidação de liderança.

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Em comparação com as concorrentes brasileiras, o aporte do Mercado Livre no Brasil é cinco vezes maior, já que varejistas locais como Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) não conseguem passar dos R$ 2 bilhões ao ano.

“A aceleração nos investimentos é reflexo do nosso crescimento sustentável e constante no país, em conexão com o o compromisso de democratizar o comércio e os serviços financeiros para pessoas e empresas por meio da internet”, destaca Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.

Recentemente, o Mercado Livre já tinha dado uma ideia do seu poder de fogo e interesse de crescimento nas terras brasileiras. A empresa anunciou a inauguração de quatro novos centros de distribuição no Estado de São Paulo – ponto estratégico de logística para otimização dos fretes e tempo de entrega -, aumentando para mais de 2 milhões de pacotes a sua capacidade diária de transação.

No ano passado, a empresa conquistou resultados recordes, com forte crescimento, melhores margens e resultado operacional. Ao final do ano, o Mercado Livre contabilizava mais de 76 milhões de usuários, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos e grandes marcas, responsáveis pelas mais de 32 vendas por segundo na plataforma.

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Atenção aos serviços financeiros

Parte significativa desse investimento também será destinada ao avanço da oferta do Mercado Pago, segundo o Mercado Livre. A empresa de e-commerce quer trabalhar novos serviços, produtos e experiências integradas à conta digital, reforçando o seu objetivo de concentrar a gestão financeira dos usuários em um mesmo lugar.

O Mercado Pago atingiu 34,5 milhões de usuários ativos, encerrando o ano de 2021 com a entrega de mais de 1/3 do faturamento de todo o grupo no Brasil.

“Nossa rápida transformação nos permite acelerar a inclusão financeira dos brasileiros em um momento muito importante. Seguiremos investindo em tecnologia para proporcionar acesso simples e seguro aos serviços financeiros”, ressalta Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.

Um dos destaques da fintech do Mercado Livre foi a expansão das operações com criptomoedas a partir da conta digital. Em pouco mais de dois meses oferecendo opções de compra, venda e reserva desses ativos, o Mercado Pago alcançou a marca de 1 milhão de usuários do serviço no Brasil, o que reafirma o potencial de crescimento dessa vertente, indica a empresa.

A expansão de serviços e produtos, assim como o investimento em iniciativas de inclusão e educação financeira, são objetivos do Mercado Livre para 2022.

Alcance do e-commerce do Mercado Livre

Previsão é de que produtos do GPA estejam disponíveis nos cinco Centros de Distribuição do Mercado Livre até o fim do ano - Foto: Divulgação Mercado Livre
Centro de distribuição do Mercado Livre. Foto: Divulgação.

Com os quatro novos centros de distribuição em São Paulo, o Mercado Livre contará com a seguinte estrutura logística ao fim de 2022:

  • 12 centros de distribuição fulfillment,
  • 1 CD centro de recebimento,
  • 17 cross dockings,
  • mais de 100 centros de serviços, e
  • 3 mil agências Mercado Livre.

A soma desses ativos aumenta a infraestrutura logística do e-commerce para 1.029 km em operações de fulfillment. O Mercado Livre também conta com uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1.100 vans, 3 aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13 mil veículos atuando na última milha.

Atualmente, o Mercado Livre realiza envios de produtos no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas, e em até 1 dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas.

O foco da empresa no Brasil reflete a importância do País nos resultados consolidados do Mercado Livre. O Brasil é responsável por cerca de 53% das vendas transacionadas no marketplace do Meli. Em termos de receita, as vendas por aqui correspondem a 40% do valor líquido da empresa.

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Monique Lima

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