Mercado Livre faz história com recorde de vendas na Black Friday de 2023

O Mercado Livre (MELI34) anunciou nesta última sexta-feira (24) que teve um crescimento anual de 80% nas vendas brutas (GMV) durante a Black Friday deste ano, marcando um recorde para a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com a empresa, esses números, que são parciais e abrangem apenas os resultados até as 17h de quinta e sexta-feira, refletem um avanço de 39% em relação ao mesmo período de 2022, ao considerar o desempenho global de novembro até o momento.

Setores específicos também apresentaram um aumento ainda expressivo, com a venda de eletrônicos, celulares, notebooks e televisores. Esses segmentos registraram um crescimento de 140% em comparação com o ano anterior.

Na véspera da Black Friday, a empresa atingiu um pico de 2,8 milhões de itens vendidos, superando a média diária total de 1,8 milhão de itens vendidos. Este desempenho já ultrapassou os resultados da Black Friday do ano passado, destacando a crescente importância do Mercado Livre no cenário do varejo.

Eletrônicos, ar-condicionados e ventiladores estão entre os mais vendidos pela empresa

Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, enfatizou não apenas a posição destacada da empresa no segmento de eletrônicos, mas também o sucesso em manter recordes de crescimento sem comprometer suas margens, conforme declarado em nota.

Não foram apenas os eletrônicos que puxaram para cima o resultado da Black Friday no Brasil em 2023. A alta demanda por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores também foi grande, impulsionada pelas elevadas temperaturas em diversas regiões do país, especialmente no início de novembro.

Ambos os produtos figuraram entre os termos mais buscados na plataforma do Mercado Livre, com a empresa anunciando a venda de 4 mil ventiladores em apenas 20 minutos na véspera do evento.

Para lidar com o aumento significativo na demanda durante a temporada de descontos, o Mercado Livre contratou 7,2 mil trabalhadores temporários, visando garantir a eficiência nas entregas e proporcionar uma experiência positiva aos clientes.

Os resultados de Mercado Livre foram maiores no terceiro trimestre de 2023

Além dos números positivos da Black Friday deste ano, o Mercado Livre também reportou resultados maiores no último trimestre, com um lucro líquido de US$ 359 milhões, conforme balanço trimestral divulgado no dia 1º de novembro.

O resultado da empresa registra uma alta de 178,2% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, em meio ao aumento de suas receitas, inclusive no Brasil.

A receita líquida do Mercado Livre (MELI34) totalizou US$ 3,8 bilhões no período, mostrando um crescimento de 39,8% em relação ao 3T22.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião