Veja os melhores setores do Ibovespa para investir em 2024

2023 ficará marcado por um período de início dos cortes nas ainda altas taxas de juros, além de um menor fluxo dos investidores na Bolsa na maior parte do ano, o que acabou impactando diversos segmentos. No entanto, a partir de agora, o mercado financeiro já começa a especular quais os melhores setores para investir em 2024 no Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

João Daronco, analista CNPI da Suno Research, listou três desses setores que merecem atenção especial do investidor.

Em terceiro lugar, está o setor de bancos e seguradoras, que pode ser um bom investimento para 2024 principalmente devido à manutenção de um patamar ainda elevado de taxa de juros. “Isso beneficia em partes as seguradoras, por causa do seu resultado financeiro. Os bancos conseguem captar preço e custo menores e há um spread financeiro interessante”, afirma.

Daronco chama a atenção para uma característica interessante do segmento bancário, a distribuição de lucros: “Os bancões distribuem parte dos seus lucros via dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP). Entretanto, não é todo lucro que eles distribuem, somente uma parte – a outra parte é utilizada para crescimento de carteira de crédito, serviços, por exemplo”.

Setor elétrico também é boa aposta para 2024, diz Daronco

O setor elétrico também é uma opção relevante para ficar de olho em 2024, lembra o analista da Suno Research. De acordo com ele, o segmento passou por diversas turbulências e movimentações nos últimos anos, como crise hídrica e uma série de leilões.

“Com isso, temos algumas empresas bastante interessantes no setor que devem começar a entregar seus projetos e com isso gerar resultado e distribuir esse resultado aos seus acionistas”, avalia.

Daronco reforça, ainda, que a categoria é muito resiliente. “Entendo que em 2024, ele [setor elétrico] também deverá ser um porto seguro para os investidores pessoa física“, pontua.

Setor do agronegócio deve ficar no radar dos investidores

Por fim, na primeira posição, Daronco elege o setor do agronegócio como o melhor para investir em 2024, ano que tende a ser melhor do que 2023, sobretudo com a ocorrência de uma acomodação nos preços dos insumos.

“Isso melhora a margem do agricultor e, com ele mais capitalizado, você consegue ter maiores ganhos. A empresa fica com maior margem para vender seus produtos, o agricultor troca de máquina, constrói silos, investe em novas terras e assim sucessivamente”, destaca o analista.

Daronco lembra, também, que entre os vários segmentos dentro do agronegócio, sempre procura buscar por aqueles que não apresentam produtos substitutos e são essenciais.

“Dentro da cadeia do agro você tem basicamente produção, o antes da porteira, os insumos (fertilizantes, defensivos, sementes), e depois da porteira o pós colheita, logística, transporte, armazenagem, entre outros”, finaliza.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quer saber mais sobre os melhores setores para investir em 2024? Confira o vídeo abaixo:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião