Grana na conta

Mais da metade dos brasileiros não está confiante com as eleições, diz pesquisa

 

53% dos brasileiros estão se sentindo pessimistas em relação as eleições presidenciais do mês de outubro, segundo o levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil. Entre as mulheres o índice é ainda maior, 59%.

A pesquisa também concluiu que 26% dos eleitores estão neutros, enquanto 18% estão otimistas. 34% dos pessimistas não tem uma posição clara de quem será o seu candidato à Presidência, 30% não acredita em nenhum dos presidenciáveis. O estudo também mostrou que 29% não acredita que o futuro presidente fará mudanças significativas na área da economia e 27% são descrentes de que a política no Brasil irá se renovar no próximo ciclo eleitoral.

Entre os que estão otimistas, 39% acreditam que o novo presidente conseguirá resolver os problemas de coalizão e terá mais estabilidade para aprovar leis e gerenciar o país. 35% acredita que o brasileiro está mais politizado e mais vigilante com os políticos e 18% acreditam que o país melhorará por questões de mudança na estrutura política à partir do ano que vem.

A última questão para os entrevistado foi saber quais habilidades eles esperam do próximo presidente do Brasil. 70% acredita que o futuro mandatário seja uma pessoa proativa e realize melhorias nos setores de saúde, educação e infraestrutura. 30% quer um político mais próximo do povo, 22% querem uma pessoa com influência dentro do Congresso para a aprovação de leis, e 53% querem que ele seja honesto.

 

 

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião