Leilão da ferrovia Norte-Sul acontecerá em março de 2019, anuncia governo

O leilão da ferrovia Norte-Sul teve edital anunciado hoje (29) pelo governo federal. O leilão está previsto para ocorrer em março de 2019, e a Norte-Sul será concedida por trinta anos.

O trecho da ferrovia que vai a leilão possui 1.537 quilômetros de extensão, e vai do Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP). A construção é considerada um dos principais projetos para escoamento agrícola.

Cerca de 855 quilômetros já estão prontos, segundo o Ministério dos Transportes. O trecho de 682 quilômetros restantes, de Ouro Verde de Goiás (GO) a Estrela d’Oeste (SP), já possui 96,5% da construção feita.

Saiba mais – Leilão de distribuidora da Eletrobras é adiado para dezembro 

A finalização das obras deve ser concluída pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., estatal responsável pelo setor.

Juntamente com o edital da ferrovia, os editais de doze aeroportos e 4 terminais portuários também foram divulgados hoje.

De acordo com estimativa do Programa de Parceria para Investimentos (PPI), os projetos devem acumular R$ 4,5 bilhões. Destes, R$ 1,35 bilhão é referente à ferrovia.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião