João Doria anuncia novas restrições em São Paulo; veja o que muda

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou há pouco novas restrições em diversas localidades do estado. A região da Grande SP, além de outras três que estavam na fase amarela do ‘Plano São Paulo’, passaram para a fase laranja, gravidade de nível 3, em uma escala de 1 a 5.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A decisão ocorre após mais de uma semana de piora nos números do novo coronavírus (Covid-19) no estado. No entanto, a estratégia de João Doria e sua equipe é um pouco diferente desta vez.

De segunda a sexta-feira, das 20h até às 6h, somente serviços essenciais podem funcionar. Isso inclui mercados, postos de gasolina e farmácias. Aos finais de semana e feriados, shoppings, bares, parques e restaurantes não abrirão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A medidas terão início a partir da próxima segunda-feira (25). Durante o horário comercial, estarão vigentes as regras locais; a Grande SP, por exemplo, terá sua capacidade de funcionamento reduzida em 40%.

“Temos alta transmissão em todas as regiões, com maior ou menor intensidade. A única maneira é diminuir a circulação das pessoas. Não há outra alterativa, precisamos reduzir a circulação para salvar vidas”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência, em entrevista coletiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo informações transmitidas no Palácio dos Bandeirantes, o estado de São Paulo pode esgotar sua capacidade de leites de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 28 dias, caso o ritmo atual de internações pelo vírus continue. O governo paulista recomenda que os hospital cancelem cirurgias eletivas.

Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs está em 71%, na média do estado. Em algumas cidades do interior e da região metropolitana, já não existem mais leitos disponíveis — como é o caso de Artur Nogueira, Itaquaquecetuba e Socorro, por exemplo. Em outros 58 municípios, a taxa de ocupação está em mais de 80%.

João Doria determina adiamento do início das aulas

O governo de São Paulo também determinou o adiamento do início das aulas em São Paulo, suspendendo a obrigatoriedade da presença física dos alunos em sala. Doria disse que, agora, a previsão de início está para o dia 8 de fevereiro.

“O governo tomou a decisão de adiar o início das aulas e suspender a obrigatoriedade presencial dos alunos na rede pública de ensino. Devido ao crescimento da pandemia, a secretaria estadual de Educação está suspendendo a obrigatoriedade da presença física dos alunos em sala de aula nas fases laranjas e vermelha do ‘Plano São Paulo’”, disse o governador.

“Nós atingimos num período de 45 dias as mesmas cifras que atingimos em 5 meses. Mostrando uma circulação, uma dinâmica muito mais rápida do coronavírus. Objetivando reduzir esta dinâmica no nosso meio, e seguindo recomendações, estamos recalibrando”, explica o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.

João Doria, no entanto, salientou que apenas o início foi adiado, fazendo com que, mesmo que a cidade entre na bandeira vermelha do Plano, as escolas poderão funcionar, mas sem a obrigatoriedade do comparecimento. “O que nós tiramos foi a obrigatoriedade de enviar as crianças na fase vermelha e na fase laranja. A família poderá optar por mandar nesse momento. Quando chegar na [fase] amarela, a situação é outra”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião