JBS (JBSS3) consegue liminar para reabrir planta no RS

A JBS (JBSS3) obteve nesta terça-feira (9) uma liminar para reabrir a unidade de processamento de carne suína em Caxias do Sul (RS), que havia sido interditada por decisão da Justiça do Trabalho.

A suspensão das atividades por 14 dias foi determinada pelo juiz Marcelo Porto, da 6ª Vara do Trabalho. O pedido foi protocolado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil, após identificação de casos de covid-19 entre os funcionários da planta da JBS.

A liminar que permitiu a reabertura da unidade foi concedida pelo desembargador do Trabalho Roger Ballejo Villarinho, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O magistrado defendeu a posição que “há a demonstração de que a empresa vem adotando uma série de medidas de prevenção e combate ao Covid-19, contando inclusive com consultoria especializada, do Hospital Albert Einstein, visando à implementação de protocolos de segurança”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O desembargador afirmou que a decisão anterior, de fechamento da unidade, foi “ilegal/abusiva, no quanto determina, de forma excessiva e sem suporte normativo o fechamento da unidade empresarial da impetrante pelo prazo de 14 dias”.

Saiba mais: JBS (JBSS3): Juiz interdita frigorífico em Caxias do Sul por 14 dias

A progressão dos casos da doença preocupavam o MPT, conforme a ação aberta pelos procuradores. Segundo o documento que solicitou a suspensão das operações na planta, 21 dos 1.700 funcionários da unidade contraíram o novo coronavírus, enquanto outros dois foram hospitalizados pela doença.

JBS começa construção de fábrica em SC

A companhia do ramo alimentício também anunciou na última segunda-feira (8) que está iniciando a construção de uma nova fábrica de biodiesel em Mafra (SC),

De acordo com a empresa, a unidade será operada pelo JBS Biodiesel, braço da companhia JBS Novos Negócios, e deve absorver investimentos de R$ 180 milhões da Seara Alimentos.

“Em linha com o crescimento do setor de biocombustíveis no país, estamos iniciando a construção desse empreendimento que mais que dobrará a nossa capacidade produtiva atual de biodiesel. A planta iniciará operação ajudando a suprir a demanda da entrada do B13 [mistura de 13% de biodiesel no diesel vendido no país], e pronta para atender o crescimento do marco regulatório que deve chegar a 15% em 2023”, afirmou, por meio de comunicado, o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião