Itaú lança primeiro ETF que une renda fixa e renda variável
A Itaú Asset acaba de lançar o GOAT11, o primeiro ETF (Exchange Traded Fund) multiativos do Brasil,que combina investimentos em renda fixa e variável.

O novo fundo é composto por 80% no IMA-B, índice da Anbima que reflete o desempenho dos títulos públicos atrelados ao IPCA, e 20% no S&P 500, um índice das 500 ações americanas mais negociadas.
A taxa de administração do GOAT11 é de 0,50%, e a aplicação mínima inicial é de R$ 50, sendo acessível tanto para investidores iniciantes quanto para aqueles com maior experiência.
Segundo Renato Eid, superintendente de estratégias indexadas da Itaú Asset, esse ETF oferece uma maneira prática e menos intimidadora para o investidor iniciante diversificar suas aplicações fora do país.
Para os investidores mais experientes, ele representa uma oportunidade de diversificação estrutural em suas carteiras.
O novo ETF é classificado como renda fixa, trazendo vantagens fiscais
Apesar da participação em renda variável, o GOAT11 é classificado como um produto de renda fixa. Isso significa que os investidores estarão sujeitos à alíquota única de 15% do Imposto de Renda, além de não terem que lidar com a incidência de come-cotas, simplificando o processo de liquidação, que não exige a emissão de DARF.
Com a média de retorno anual prevista pelo método de “backtesting” em cerca de 9%, o GOAT11 traz a menor volatilidade e segurança da renda fixa com um retorno “extra”, típido da renda variável.
Com a introdução do novo ETF, a gestora afirma seu compromisso em expansão no segmento de fundos de índice, que tem crescido rapidamente ao redor do mundo, embora no Brasil o ritmo seja mais lento quando comparado aos EUA e Europa.
Desde o lançamento de seu primeiro ETF em 2004, a asset já disponibiliza 24 opções no mercado, com produtos relacionados à renda variável do Brasil e exterior, renda fixa, criptomoedas e índices setoriais.