Itaú (ITUB4) tem ‘forte poder de lucro’ e é favorito do Safra no setor de bancos

Em novo relatório sobre os bancos brasileiros, analistas do Safra reiteraram otimismo com ações do Itaú (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Atualmente a casa tem recomendação de compra para ambos, com preço-alvo de R$ 37 para as ações do Itaú e de R$ 18 para os papéis do Bradesco.

“Após os resultados do 4T23, continuamos com uma visão positiva em relação aos bancos, considerando a expectativa de maior rentabilidade em 2024 nas operações de varejo, uma vez que os créditos de liquidação duvidosa, especialmente da safra 2022, estão sendo reduzidos”, diz a casa.

“Nossa preferência permanece inalterada, com o Itaú Unibanco como nossa escolha preferida, devido ao maior poder de lucro, forte posição de capital e qualidade de ativos controlada, seguido pelos nomes do mercado de capitais B3 e BTG Pactual, com melhores perspectivas para 2024″, completa.

Os analistas apontam que tem recomendação de compra para o Bradesco por conta do valuation barato, apesar de esperarem uma recuperação mais prolongada do banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em sua análise, os especialistas se debruçaram sobre os dados de crédito recentes, que mostram que a safra de 2022 foi a pior desde 2006 em termos de inadimplência de até 90 dias.

“Isso evidencia como o cenário recente foi fortemente impactado, o que elevou o custo do risco para sustentar os níveis de cobertura em meio a maiores NPLs, reduzindo a rentabilidade do segmento de varejo”, observam.

Além disso, acrescentam que a pandemia de Covid-19 criou uma “falsa percepção do rendimento disponível”.

“Graças às ajudas financeiras federais, aos períodos de carência mais longos e ao menor consumo discricionário, a safra de 2020 foi classificada como uma das melhores em termos de qualidade dos ativos, o que pode ter dado a falsa percepção de um rendimento disponível mais elevado. Isto, somado a uma maior atividade de fintechs, levou a uma expansão significativa da disponibilidade de crédito ao consumidor por parte dos participantes do mercado”.

Desempenho das ações do Itaú

Cotação ITUB4

Gráfico gerado em: 26/02/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião