Itaú Asset promove a 5ª Semana de ETFs para investidores

Itaú Asset, está promovento entre os dias 19 e 23 de maio a 5ª edição da Semana de ETFs. O evento é gratuito e trará, em diferentes formatos, conteúdos inéditos sobre o papel dos ETFs (ou fundos de índice) na construção de portfólios, estratégias de alocação e no cotidiano de investidores e profissionais da área financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/05/Banner-Materias_-Dkp_-1420x240-1.png

A programação da 5ª Semana de ETFs da Itaú Asset incluirá painéis temáticos, vídeos, podcasts, entrevistas e transmissões ao vivo com convidados de referência no mercado, proporcionando uma oportunidade valiosa para aprender mais sobre este importante veículo de investimento.

Iniciado em 2021, o projeto tem como meta ampliar o conhecimento sobre este tipo de investimento, alinhando-se à missão da gestora de promover a educação financeira e incentivar a diversificação das carteiras dos investidores brasileiros.

Programação do evento gratuito da Itaú Asset

Segunda-feira (19/05)“Inovação no mercado de ETFs”. Episódio especial do podcast Mind Asset, reunindo Thalita Forne (Superintendente de Produtos Listados de Equities na B3), Mônica Saccarelli (Diretora de Investimentos do Inter) e Maria Clara Sandrini (Comunicação Itaú Asset). Será disponibilizado no dia, nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e no YouTube.

Terça-feira (20/05): Evento com transmissão ao vivo no canal da Itaú Asset no YouTube com especialistas do mercado.

  • 15h30: “Investindo como profissional com ETFs”, com Sylvio Castro (Head Global de Solutions e Fund of Funds do Itaú Unibanco); Guilherme Cadonhotto (sócio no Grupo Primo); Rachel Borges (Responsável por Carteiras de ETFs na XP); Eduardo Torrescasana (Head de Distribuição para Private e Distribuidores na Itaú Asset).
  • 16h30: “ETFs e a assessoria do futuro: qual o papel do assessor financeiro?”, com Fábio Horta (Head de distribuição e assessoria de investimentos no Itaú Unibanco); Rafael Waid Reissmann (CIO na Criteria Financial Group); Arthur Carasso (Head de Global Private Investment Specialists no Itaú Private Bank); Renato Eid (Head de Estratégias Beta e Integração ESG na Itaú Asset).
  • 17h15: “Estratégia, eficiência e resultado: gestão ativa ou indexada?”, com Eduardo Forestieri (Superintendente dos escritórios de investimentos íon, do Itaú Unibanco); Thiago Salomão (Fundador do Market Makers); Gabriel Navarro (Analista de Investimentos); Andrea Moufarrege (Especialista do Itaú Private Bank).

Quarta-feira (21/05): lançamento da websérie “20 anos da indústria de ETFs no Brasil”, com o primeiro episódio da nova série documental da Itaú Asset, que traça uma linha do tempo sobre a evolução dos fundos de índice no país. Disponível no canal da Itaú Asset no YouTube.

Quinta-feira (22/05): “ETFs na prática – Estratégias reais para um portfólio inteligente”. Estudo inédito disponibilizado gratuitamente no site da Itaú Asset.

Sexta-feira (23/05): live no Instagram da Itaú Asset (@itauasset), a partir das 12h30, com Caique Cardoso, especialista de ETFs da Itaú Asset, que responderá dúvidas do público em tempo real.

Os ETFs estão crescendo em popularidade no Brasil

Os ETFs estão se tornando cada vez mais relevantes no mercado brasileiro, pois oferecem acesso simplificado, diversificado e eficiente a diferentes ativos.

Negociados em bolsa, esses fundos replicam o desempenho de índices e combinam transparência, liquidez e baixo custo, sendo úteis tanto para investidores iniciantes quanto para profissionais do setor.

Globalmente, o setor de ETFs já ultrapassou a marca de 10 trilhões de dólares sob gestão.

No Brasil, o primeiro ETF foi lançado pela Itaú Asset em 2004: o PIBB11, em parceria com o BNDES, marcando o início da indústria de fundos de índice no país. Atualmente, o mercado local conta com 114 ETFs listados na B3, somando 47,8 bilhões de reais em patrimônio líquido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Tags
Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião