Isa CTEEP (TRPL4): XP corta o preço alvo, mas prevê dividendos altos

A XP Investimentos atualizou seu preço alvo para a Isa CTEEP (TRPL4), reiterando a recomendação de compra neutra. Os analistas cortaram o valor de R$ 26 para R$ 25.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“A ISA CTEEP é uma empresa de transmissão de energia que tem como característica um fluxo de caixa estável e um crescimento previsível”, diz o relatório.

Os analistas acreditam que devido ao ciclo de CAPEX intensivo – com aumento de alavancagem –, o resultado financeiro do segundo trimestre de 2022 da companhia deve vir pressionado, também pelo cenário macroeconômico mais desafiador.

“Apesar disso, esperamos que a companhia continue desalavancando à medida que as novas linhas entrem em operação. Vemos a companhia negociando a uma TIR real de 9%, o que consideramos justo”, afirmam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com a corretora de investimentos, o ciclo de CAPEX pelo qual a Isa CTEEP passou recentemente deixou quase a totalidade da dívida indexada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou ao CDI.

Em conjunto ao cenário desfavorável, a XP estima que as despesas financeiras devem se elevar no curto prazo, “mas como quase toda a dívida foi emitida no nível da holding, que conta com receitas substanciais oriundas do contrato 059/2001, o efeito será atenuado pelo benefício fiscal.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Outro ponto destacado pelos analistas é que a companhia está com previsão para entregar seis novas linhas de transmissão ainda em 2022. Dentre as novas linhas, Aimorés iniciou operação em maio com três meses de atraso, já Itaúnas, Paraguaçu e Ivaí podem iniciar em julho, agosto e outubro com defasagem de um, seis e dois meses, respectivamente.

“Destacamos que os atrasos nas obras podem ser atribuídos à pandemia de Covid-19, que impactou toda a cadeia produtiva. Apesar disso, a companhia deve iniciar em julho os projetos Tibagi e Biguaçu, com quase um ano de antecedência. A TRPL também tem três novos projetos em desenvolvimento e ganhou recentemente dois novos lotes no leilão 001/2022”, lembram os analistas, em texto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Por fim, a XP estima que os dividendos da Isa CTEEP devem continuar altos.

Apesar do recente reperfilamento da Rede Básica do Sistema Existente (RBSE), que reduziu a receita regulatória e os dividendos, projeção é que Isa CTEEP continue com um dividend yield atrativo de 6,9%, considerando apenas 75% do payout esperado para 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião