IRB Brasil (IRBR3): Previ entra com pedido milionário de arbitragem contra companhia

O IRB Brasil (IRBR3) comunicou que a Previ – fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3) – entrou com um pedido de arbitragem contra a companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além do IRB, também são alvos do pedido de arbitragem Fernando Passos e José Carlos Cardoso, ambos ex-executivos da empresa.

No pedido, a Previ solicita um ressarcimento de R$ 10 milhões.

Conforme a resseguradora, o pedido foi feito à Câmara de Arbitragem (CAM) da B3 no dia 12 de dezembro, e a companhia tinha sido informada sobre o pedido ainda no fim de 2023, no dia 26 de dezembro.

“A requerente alega que as ações de emissão da companhia detidas por ela sofreram desvalorização abrupta desde fevereiro de 2020, em decorrência de alegada divulgação de informações falsas ou enganosas acerca das informações financeiras elaboradas pela companhia e da sua base acionária. A requerente pede a condenação dos requeridos à indenização por perdas e danos relacionados aos fatos narrados acima”, diz o IRB.

A companhia se envolveu em dois escândalos nos últimos anos. O primeiro – e maior – foi uma fraude contábil revelada pela gestora Squadra, de Guilherme Aché.

A frauda contábil, que derrubou as ações IRBR3, também causou a saída de Passos e Cardoso.

O segundo escândalo consistiu na afirmação de que a Berkshire Hathaway (BERK34), de Warren Buffett, havia comprado ações do IRB.

A afirmação foi feita por Passos e Cardoso quando ainda eram executivos do IRB, durante uma teleconferência de resultados trimestrais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião