IPVA vai ficar mais caro em 2022; veja como calcular o valor do imposto

Com falta de abastecimento de semicondutores, inflação e alta do dólar, o preço dos carros novos e usados aumenta um pouco mais a cada mês. O resultado disso é o aumento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) a partir de janeiro de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O valor cobrado no IPVA é fixo, sendo um imposto de até 4% em cima do valor do veículo segundo a tabela Fipe. Alguns estados variam suas porcentagens cobrando valores entre 2% e 3,75%.

Embora a alíquota do IPVA seja a mesma do ano passado, o preço dos carros usados disparou desde o início da pandemia. Entre os 10 modelos mais vendidos no país em 2021, a diferença de valor chega a 31%.

Com isso, os motoristas deverão desembolsar mais dinheiro para pagar o IPVA em 2022 do que gastaram para pagar o mesmo imposto este ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas econômicas), entre os meses de fevereiro de 2020 e julho de 2021, os veículos novos e seminovos apresentaram os seguintes aumentos:

  • Novos: +19,9% em 17 meses;
  • Seminovos: +24,4% em 17 meses (independente do ano ou modelo).

Como consequência, a alta nos preços dos veículos registrada na tabela Fipe se reverte em alta no pagamento do IPVA, tendo em vista que a Fipe é utilizada como base para o cálculo do imposto.

Como calcular o IPVA

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A maior parte dos estados considera o valor registrado na tabela Fipe do mês de setembro do ano anterior para calcular o IPVA do ano seguinte. A alíquota de base mais comum é de 4%, válida para veículos a gasolina ou flex em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para calcular o valor a ser pago de IPVA, o motorista deve saber o modelo do veículo e o ano de fabricação. Com essas informações em mãos, além da alíquota a ser paga, o motorista deve acessar o site de consulta da tabela Fipe e verificar o valor do carro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Os passos são:

  • Acesse o site;
  • No final da página selecione o tipo de veículo (carro, caminhão ou moto);
  • Vá para o campo “Digite ou selecione a marca do veículo”;
  • Depois preencha o modelo do veículo;
  • Por último o ano do veículo;
  • Clique em “Pesquisar” e pronto: será indicado o valor atual do seu veículo.

Com base nesse valor basta calcular o preço do carro vezes a alíquota do imposto para saber o valor correspondente ao IPVA em 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião