IOF foi decidido sem passar pelo Congresso, reclama Arthur Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comentou nesta segunda (20) que a decisão de aumentar aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tomada pelo governo, não incluiu o Congresso. “Decreto não passa por tramitação na Casa. Agora, não foi conversado, nem com Câmara, nem com Senado. É uma decisão que a Câmara e o Senado podem rever depois”, disse, ao chegar ao Legislativo para participar de uma reunião com líderes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O presidente Jair Bolsonaro decidiu aumentar a alíquota do IOF sobre operações de crédito para empresas e pessoas físicas já a partir de hoje. O dinheiro arrecadado será usado para bancar o Auxílio Brasil, programa proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família.

A medida encarece os empréstimos no momento em que a taxa básica de juros – que serve como parâmetro para os bancos – também está subindo. Ou seja, além de juros maiores, o imposto cobrado sobre as operações também aumentará.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Lira confirmou uma reunião na noite desta segunda-feira com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para tratar sobre o pagamento dos precatórios. “Tem na pauta alguns assuntos que são importantes resolver, a reforma administrativa, na comissão. É imperioso que se chegue a um desfecho”, disse o presidente da Câmara.

“É importante que a gente ache uma saída rápida para esse assunto porque ele vai impactar em muitos outros assuntos, inclusive no Auxílio Brasil”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Alta no IOF não resolve novo Bolsa Família, dizem economistas

A elevação temporária do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi criticada por economistas, os quais consideraram a medida ineficaz para garantir a ampliação do Bolsa Família e têm receio do impacto na retomada da economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“[O aumento do IOF] está sendo contabilizado com outras medidas que o governo tem feito, que têm o objetivo único de aumentar o Bolsa Família em um ano eleitoral, como a PEC dos precatórios e a reforma do Imposto de Renda,” disse o diretor da ASA Investments e ex-secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall.

(Com informações da Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião