Heineken, McDonald’s (MCDC34), L’Oréal e mais: que empresas já adotaram a inteligência artificial?

As tecnologias de inteligência artificial (IA) estão cada vez mais presentes no cotidiano corporativo. O ChatGPT, mais popular entre as IAs, atualmente soma cerca de 30 milhões de acessos diários. A informação é do mais recente relatório da UBS, elaborado pelo UBS Evidence Lab, e analisa como grandes empresas já estão se beneficiando da IA em seu processo de criação e produção.

Foi o caso da Nvidia (NVDC34), que recentemente viu suas ações decolarem na Nasdaq, bolsa de valores americana, após os resultados expressivos no último trimestre. O motivo: a fabricante de chips é quem fornece grande suporte para hardwares e softwares que rodam os grandes sistemas de IA.

Apesar de a Nvidia ser uma empresa diretamente relacionada com inteligência artificial, grandes marcas de outros ramos também já encontraram formas de se beneficiar com ela.

A seguir, veja quais empresas já adotaram a inteligência artificial:

  • S&P Global (SPGI34);
  • Samsung Engineering;
  • Coca-Cola (COCA34);
  • McDonald’s (MCDC34);
  • Morgan Stanley (MSBR34);
  • BlackRock (BLAK34);
  • Heineken;
  • L’Oréal;
  • Walmart (WALM34);
  • Carrefour (CRFB3);
  • Johnson & Johnson (JNJB34)

S&P Global: aceleração de processos internos

Queimando a largada, a S&P Global (SPGI34), casa de informações e análises financeiras americana, adotou a IA para aceleração de seus processos internos desde a aquisição da empresa de dados Kensho, cinco anos atrás. Atualmente, já disponibiliza diversos produtos para consumo de IA geradoras.

As inteligências artificiais geradoras são aquelas que não apenas fazem o processamento de informações, mas também têm a capacidade de criar textos, fotos ou vídeos, por exemplo. Atualmente, são as que mais se ouve falar, pela curiosidade pública.

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Samsung Engineering: estratégia

A Samsung Engineering, uma das ramificações da gigante coreana, já adota a IA como parte de sua estratégia de Execução com Inovação. A meta é conseguir reduzir a força de trabalho em 30% até o final do ano.

Coca-Cola: meta de crescer vendas

Asset Light (“leve em ativos”), o modelo de negócios da Coca-Cola (COCA34) de manter apenas os ativos necessários para condução de operações permite que a empresa faça grandes investimentos em prol do crescimento no número de vendas (top line) e no lucro líquido da empresa (bottom line).

McDonald’s e fast-foods: redução no custo de trabalho

As redes de restaurantes fast-food McDonald’s (MCDC34), Chipotle Mexican Grill, Domino’s Pizza e Wendy’s também encontraram uma forma de usar a IA. O uso da tecnologia para ter vantagens solidas no mercado vai desde a redução no custo do trabalho, até melhorar a experiência do cliente e aumentar o número de vendas, a IA no crescimento ao longo prazo das vendas e evolução dos lucros,

Morgan Stanley e BlackRock: insights e sintetização de dados

Para as gestoras financeiras Morgan Stanley (MSBR34) e BlackRock (BLAK34), seus respectivos setores de tecnologia já conseguem processar e sintetizar dados mais rapidamente. Na Morgan Stanley, sua tecnologia de OpenAI assimila o capital intelectual da companhia e gera insights sobre empresas, setores, classes de assets, mercados de capitais e regiões do mundo.

Enquanto isso, a BlackRock tem a capacidade de criar tecnologias avançadas que aprimoram e agilizam processos usados pela Alladin e BlackRock.

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Heineken: aplicação no marketing

A Heineken é a pioneira no setor de bebidas, usando a vantagem da IA para aprimorar seu alcance a clientes específicos, ao mesmo tempo que reduz custos e aplica a tecnologia em seu marketing, de maneiras mais criativas.

L’Oréal: IA gerador de anúncios e promoções da marca

A L’Oréal já tem investido em IAs geradores para anúncios e promoção da marca. Além disso, a tecnologia também tem sido testada para acelerações no ramo de Beauty Tech.

Walmart e Carrefour: melhora na produção

A rede de supermercados Walmart (WALM34) adotou nos Estados Unidos a IA para melhora na produção de seus funcionários e na cadeia de fornecimento dos produtos. Em linha parecida, o Carrefour (CRFB3) também visualiza novas formas de se beneficiar com uma melhor UX (user experience) e obter inventários melhores.

Johnson & Johnson: parceria com a Microsoft e Verily

A Johnson & Johnson (JNJB34) também não ficou de fora da lista. Atualmente, a marca está desenvolvendo em parceria com a Microsoft e Verily, programas de inteligência artificial e machine learning para serviços cirúrgicos e elaboração de remédios do seu segmento farmacêutico.

Com informações de UBS Evidence Lab, “Will Generative AI deliver a generational transformation?”, 2023.

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Camila Paim

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