Inflação começa a ser uma questão em vários países, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta terça-feira (9), que a inflação passou a ser uma preocupação em diversos países.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“Temos uma inflação mais alta no Brasil”, disse o mandatário do BC, destacando ainda a alta dos preços de commodities nos mercados internacionais.

Campos Neto reforçou que os países que gastaram mais durante a pandemia do coronavírus (covid-19) reverteram com mais facilidade as expectativas de queda no Produto Interno Bruto (PIB) no último ano.

De acordo com o presidente do banco, “esses países tiveram mais sucesso em manter a atividade”. Além disso, o Brasil foi o país emergente que “tomou o maior volume de medidas durante a crise”, disse em evento virtual promovido pelo Observatory Group.

Os incentivos fiscais adotados pelo governo em 2020 já foram revertidos em sua maioria, apontou Campos Neto lembrando que o espaço fiscal brasileiro para novas medidas é muito reduzido.

Para o mandatário, as condições financeiras na maioria dos países já seriam as mais “estimulativas possíveis”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Choque atual de inflação é temporário, diz Campos Neto

A autoridade monetária acredita que o choque atual de inflação é temporário, revelou o presidente reforçando que o controle da inflação segue sendo o principal mandato da autoridade monetária.

“A meta do BC é clara. O BC olha para a inflação”, afirmou. “Nós olhamos a inflação, é nosso alvo número um”, afirmou.

Veja Também: Câmbio é flutuante e BC intervém quando há problemas de liquidez, diz Campos Neto

Além disso, Campos Neto apontou que a alta de alimentos ocorre em diversos países, mesmo que no Brasil essa elevação seja mais pronunciada. “Nós reconhecemos que esses efeitos foram maiores e duraram mais que o esperado no Brasil, mas mantemos a avaliação de que os choques são temporários. E nós fazemos a política monetária olhando mais para o longo prazo”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião