Inflação preocupa maioria dos investidores; 44% pensam em comprar mais ações, diz UBS

A crescente alta dos preços no país preocupa mais do que a possibilidade de uma nova onda de pandemia, de acordo com pesquisa da UBS.

Os investidores brasileiros estão preocupados com o futuro da inflação e as consequências para seus investimentos, a ponto de planejar mudanças em seus portfólios para não serem pegos desprevenidos. Uma grande parte deles pretende comprar mais ações, segundo a pesquisa trimestral de sentimento do investidor do UBS Group, divulgada na última quarta-feira (21). 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Embora a inflação já tenha impactado os brasileiros nestes primeiros 7 meses do ano, a expectativa de 79% dos respondentes é de que ela continue subindo rapidamente nos próximos 12 meses. Nesse sentido, 64% acreditam que a alta dos preços em um ano estará em 5% ou mais.

Mesmo assim, de acordo com os dados levantados pelo banco suíço, a percepção geral é de que o panorama econômico melhore conforme a vacinação avance. Pelo menos é no que 74% dos respondentes acreditam versus 64% da pesquisa passada. 

Mas há os pessimistas (17%) em relação a esse panorama e também os neutros, que representam 9% dos investidores. 

Quase metade pensa em comprar mais ações

Talvez a explicação para essa positividade esteja na estratégia dos investidores brasileiros para lidar com a inflação:

  • Para 44% deles, o plano é adicionar mais ações ao portfólio;
  • 40% querem focar em investimentos sustentáveis;
  • 39% querem alocar em imóveis

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A principal ameaça para os bons resultados destes planejamentos é o cenário político brasileiro (80%), de acordo com a pesquisa. Na sequência, vem a possibilidade de novas ondas de pandemia (77%) e também o aumento de impostos para 73% dos que responderam (alou reforma tributária!). 

Mas nada disso inibe as oportunidades para os investidores que planejam aumentar suas alocações em ações. Enquanto 75% deles focam em se preparar para a inflação – como apontado acima -, outros 77% buscam retornos e 74% querem estruturar o crescimento do portfólio. 

Inflação aqui e lá fora 

Não é só o investidor brasileiro que está atento às altas dos preços. O UBS descobriu que 57% dos investidores americanos acreditam que a inflação vai acelerar nos próximos 12 meses por lá também.

Globalmente, as preocupações com o Covid-19 e as mudanças nas políticas fiscais dos países diminuíram desde a pesquisa do primeiro trimestre. As três principais preocupações dos investidores neste momento são a segurança cibernética, a política de seus países e as mudanças climáticas.  

Embora a inflação seja observada em diversos países, é o espírito otimista em relação ao mercado de ações nos próximos seis meses que é compartilhado pelos investidores estrangeiros e brasileiros, de acordo com os resultados globais da pesquisa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião