Incêndio atinge refinaria da Petrobras (PETR4) após vazamento de diesel

Na tarde de terça-feira (17), um incêndio atingiu parte da Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras (PETR4), em Cubatão (SP). Segundo a estatal, o fogo teve início após um vazamento de óleo diesel na unidade.

Em fato relevante, a Petrobras comunica que o local foi imediatamente isolado e a própria equipe de brigadistas da Refinaria Presidente Bernardes controlou o fogo. “Não houve feridos nem danos às demais instalações”, diz comunicado.

“A Petrobras já notificou os órgãos ambientais e demais órgãos competentes. Não há impacto na produção de derivados ou risco ao abastecimento do mercado”, informou a empresa.

Bolsonaro quer redução na distribuição de dividendos da Petrobras

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sugeriu na segunda-feira (16) que o governo estuda modificar a política de distribuição de dividendos da Petrobras, reduzindo o percentual que os acionistas recebem com os lucros da empresa.

Bolsonaro voltou a criticar a companhia por seus lucros e sua política de preços neste contexto de crise. “Com toda certeza vamos entrar na Petrobras nessas questões também. Não é possível a petrolífera dar 30% de lucro enquanto as outras dão no máximo 15%”, disse ele aos simpatizantes no cercadinho no Palácio do Alvorada.

O presidente disse ainda que a empresa tem um “lucro excessivo“. Na avaliação dele, “todo mundo tem que colaborar” e a Petrobras precisa exercer sua função social.

“Todo mundo tem que colaborar, não é ganhar mais dinheiro na crise. É o que infelizmente alguns setores fazem, como a própria Petrobras. ‘Ah tem o estatuto’. Estatuto está acima da lei, não está acima da Constituição. Então, tem o fim social da empresa. O que está em jogo é o futuro do Brasil”, declarou.

Leia mais:

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião