Semana do Fiagro

Incêndio atinge refinaria da Petrobras (PETR4) após vazamento de diesel

Incêndio atinge refinaria da Petrobras (PETR4) após vazamento de diesel
Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

Na tarde de terça-feira (17), um incêndio atingiu parte da Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras (PETR4), em Cubatão (SP). Segundo a estatal, o fogo teve início após um vazamento de óleo diesel na unidade.

Em fato relevante, a Petrobras comunica que o local foi imediatamente isolado e a própria equipe de brigadistas da Refinaria Presidente Bernardes controlou o fogo. “Não houve feridos nem danos às demais instalações”, diz comunicado.

“A Petrobras já notificou os órgãos ambientais e demais órgãos competentes. Não há impacto na produção de derivados ou risco ao abastecimento do mercado”, informou a empresa.

Bolsonaro quer redução na distribuição de dividendos da Petrobras

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sugeriu na segunda-feira (16) que o governo estuda modificar a política de distribuição de dividendos da Petrobras, reduzindo o percentual que os acionistas recebem com os lucros da empresa.

Bolsonaro voltou a criticar a companhia por seus lucros e sua política de preços neste contexto de crise. “Com toda certeza vamos entrar na Petrobras nessas questões também. Não é possível a petrolífera dar 30% de lucro enquanto as outras dão no máximo 15%”, disse ele aos simpatizantes no cercadinho no Palácio do Alvorada.

O presidente disse ainda que a empresa tem um “lucro excessivo“. Na avaliação dele, “todo mundo tem que colaborar” e a Petrobras precisa exercer sua função social.

“Todo mundo tem que colaborar, não é ganhar mais dinheiro na crise. É o que infelizmente alguns setores fazem, como a própria Petrobras. ‘Ah tem o estatuto’. Estatuto está acima da lei, não está acima da Constituição. Então, tem o fim social da empresa. O que está em jogo é o futuro do Brasil”, declarou.

Leia mais:

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO