É HOJE: Imposto de Renda 2024 é liberado a partir das 9h; Receita antecipa programa

A partir das 9 horas desta terça-feira (12), o Programa do Imposto de Renda 2024 estará disponível para quem deseja começar a preencher sua declaração.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Previsto inicialmente para o dia 15 de março, a Receita Federal comunicou que os contribuintes teriam o acesso adiantado. O prazo para entrega da declaração do IR segue o mesmo, a partir desta sexta-feira (15) até o dia 31 de maio.

Através da plataforma do governo federal (gov.br), contribuintes que sejam nível ouro ou prata já poderão inclusive visualizar e preencher o documento com a declaração pré-preenchida.

Contudo, vale ficar atento pois a entrega efetiva da declaração só acontecerá a partir da sexta-feira (15).

Segundo o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos Fonseca, a antecipação do acesso ao Programa do Imposto de Renda confere ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, ir atrás de demais documentações que por ventura sejam necessárias.

Declaração do Imposto de Renda 2024

Para preencher a declaração do Imposto de Renda, existem três maneiras possíveis

  • Via programa gerador da declaração, disponível para download a partir das 9h do dia 12 de março;
  • Através do site Meu Imposto de Renda;
  • Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Todas as plataformas serão atualizadas com a versão 2024 da declaração, e os contribuintes podem optar pela declaração pré-preenchida, acessível por meio da conta Gov.br. Para utilizar esta versão, é preciso ter nível de confiabilidade prata ou ouro no site.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Novo portal de serviços digitais da Receita Federal

Para este ano, a Receita lançou um novo Portal de Serviços Digitais, que reúne todas as informações, certidões e processos digitais de pessoas físicas e jurídicas, sejam elas do Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor Individual).

A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC. O e-CAC seguirá funcionando normalmente até que todos os serviços sejam adaptados à tecnologia do novo Portal de Serviços.

Nesta primeira etapa, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião