Restituição do Imposto de Renda: saiba quando será liberada a consulta para 3º lote
A consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será liberada na próxima quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela Receita Federal, que realiza o pagamento uma semana depois, em 31 de julho.

Contribuintes que não foram contemplados nos dois primeiros lotes ainda têm chance de receber a restituição nos próximos meses. O calendário do Imposto de Renda 2025 prevê cinco lotes no total.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
O cronograma divulgado pela Receita Federal determina as seguintes datas para pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- Primeiro lote: 30 de maio (já pago)
- Segundo lote: 30 de junho (já pago)
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Entre os contribuintes com prioridade legal para receber, estão idosos, pessoas com deficiência e professores. Também têm preferência quem usou a declaração pré-preenchida ou optou por receber via Pix.
Como consultar o pagamento da restituição
Para verificar se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, e clicar em “Consultar a Restituição”. É possível ainda realizar a consulta pelo aplicativo da Receita, disponível para dispositivos móveis. Caso o nome não esteja na lista, é indicado acessar o e-CAC e verificar a situação da declaração.
Se houver pendências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Como receber a restituição
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito diretamente na conta bancária ou chave Pix informada pelo contribuinte no momento da declaração. Os valores são liberados ao longo do dia do pagamento.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte pode reagendar o depósito no site do Banco do Brasil ou por meio da Central de Relacionamento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Se a restituição do imposto de renda não for resgatada em até um ano, será necessário solicitar novamente o valor pelo Portal e-CAC.