Balanços da semana

Iguá Saneamento desiste de IPO, mas não detalha motivos

A companhia privada de saneamento Iguá Saneamento informou que, nesta quinta-feira (1), apresentou perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a desistência do pedido de registro de sua oferta pública inicial de distribuição primária e secundária de ações ordinárias (IPO, na sigla em inglês).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A Iguá informou sobre a decisão através de fato relevante, mas não detalhou os motivos.

Vale lembrar que a companhia protocolou  seu pedido de registro de IPO no início de dezembro do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A empresa de saneamento pretendia abrir seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) através de uma oferta pública de distribuição primária, quando os recursos são direcionados ao caixa da companhia; e secundária, naquela em que os acionistas vendem fatias de suas posições.

Não é a primeira vez que a Iguá interrompe processo de IPO

Vale lembrar que a companhia já havia solicitado o registro para oferta pública em agosto de 2019, porém interrompeu seu processo de abertura de capital alegando condições adversas do mercado.

Na época, um dos grandes entraves para a operação sair do papel, fora a falta de consenso entre investidores e a empresa em conversas sobre o valor da companhia. A Iguá Saneamento defendia uma avaliação superior ao de outras empresas de saneamento já listadas, como Sabesp (SBSP3); Sanepar (SAPR4); Copasa (CSMG3).

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a empresa acreditava que deveria ser equiparada com outras companhias das áreas elétricas e de rodovias, visto que o contrato de concessão é semelhante.

Saiba mais: Iguá Saneamento protocola pedido de IPO na CVM

Fundada em 2017, a Iguá Saneamento opera em 18 cidades em cinco, em São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Alagoas. Entre os acionistas com participação na empresa, está o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através de seu braço de investimentos diretos, o BNDESPar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião