Disparo da Eletrobras (ELET6) leva Ibovespa a recorde intradia
|
Nesta segunda-feira (29), o Ibovespa fechou em alta de 0,61%, aos 146.336 pontos, após renovar o recorde histórico intradia de 147.558 pontos logo nas primeiras horas do pregão. O volume financeiro ficou em R$ 15,5 bilhões, abaixo da média do mês.

O movimento foi marcado por expectativas em torno da política monetária, revisões para baixo na inflação via Boletim Focus e, sobretudo, pelo salto das ações da Eletrobras (ELET6), que dispararam mais de 4% no dia.
Cotação do dólar
O dólar à vista recuou 0,35%, encerrando a R$ 5,3197. A queda acompanhou o movimento global da moeda americana, em meio ao receio de uma paralisação do governo dos EUA.
Em evento em São Paulo, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, descartou mudanças na condução das reservas e dos swaps cambiais: “Não há nenhum objetivo ou preocupação no sentido de recomposição de reservas ou mudanças em swaps”, disse, reforçando que o câmbio no Brasil segue flutuante.
Destaques da bolsa
As ações da Eletrobras (ELET6) lideraram os ganhos do Ibovespa, com alta de 4,3%, após revisão de preço-alvo pelo Bradesco BBI. O banco vê a companhia bem posicionada diante do cenário de demanda crescente por energia elétrica e ativos estratégicos de geração.
O setor bancário também contribuiu para o desempenho positivo: Itaú (ITUB4) avançou 0,57%, Bradesco (BBDC4) subiu 1,02% e Santander (SANB11) ganhou 1,69%.
Na ponta oposta, Petrobras (PETR4; PETR3) caiu até 1,89%, pressionada pela forte baixa do petróleo Brent no exterior. Braskem (BRKM5) recuou 5,13% após anunciar que contratou assessores para avaliar alternativas para sua estrutura de capital, aumentando a percepção de risco de diluição.
Para Fabio Louzada, economista e fundador da FBNF, o cenário ainda favorece o Brasil: “O Ibovespa manteve-se em alta favorecido por avanços em bancos, varejo e serviços. Dados do Focus animaram o mercado com a redução das estimativas de inflação, mas só devemos esperar cortes de juros no início do próximo ano. O estrangeiro continua aportando aqui, aproveitando juros altos no Brasil e perspectiva de queda nos EUA”, avaliou.
Cotações de AçõesCotações extraídas em 29/09/2025 às 18:03
- Maiores Altas
- Maiores Baixas
*Cotações extraídas em 29/09/2025 às 18:03
Fechamento das bolsas americanas
- Dow Jones: -0,30%
- S&P 500: +0,11%
- Nasdaq: +0,45%
Última cotação do Ibovespa
O Ibovespa encerrou as negociações da última sexta-feira (26) em leve alta de 0,10%, aos 145.446 pontos.