Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa abre a semana em queda atento à guerra comercial e previsões do BC

Ibovespa

Ibovespa

O Ibovespa abriu nesta segunda-feira (14) em queda. Os possíveis desdobramentos na guerra comercial, estagnação das previsões econômicas pelo Boletim Focus, além de uma factível parceria entre Banco Inter e Uber influenciam o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Por volta das 10h22, o Ibovespa registrava uma queda de 0,29% alcançando 103.533,96 pontos. O mercado reflete as incertezas sobre os novos capítulos na disputa comercial.

Notícias que venham a um desencontro com as positivas informações da última sexta-feira (11), que fez com que o Ibovespa fechasse a semana com alta, podem ser negativas para o mercado.

Guerra comercial

Os Estados Unidos e a China, na última sexta, chegaram a um acordo parcial sobre a guerra comercial.

Durante a negociação, a China teria aceitado concessões agrícolas para os produtos norte-americanos. Em troca, os EUA amenizariam a alta das tarifas alfandegárias prevista para ocorrer já na próxima semana.

Todavia, o acordo é apenas provisório, e está sujeito a alterações. Mas é um sinal positivo que chega poucas horas antes do aguardado encontro entre o presidente Donald Trump e o vice-primeiro ministro chinês, Liu He.

Confira: EUA e China chegam a acordo parcial sobre guerra comercial

No último domingo (13), o mandatário dos EUA publicou em seu Twitter que decidiu não elevar as tarifas de 25% para 30% em 15 de outubro.

“Terminamos a grande parte da fase um do negócio e seguremos diretamente para a fase dois. O contrato da fase um pode ser finalizado e assinado em breve”, informou Trump.

….I agreed not to increase Tariffs from 25% to 30% on October 15th. They will remain at 25%. The relationship with China is very good. We will finish out the large Phase One part of the deal, then head directly into Phase Two. The Phase One Deal can be finalized & signed soon!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 13, 2019

Apesar do otimismo, a agência de notícias “Bloomberg”, informou que a China quer mais diálogos até o fim de outubro para acertar detalhes da primeira fase.

Boletim Focus

Os especialistas entrevistados pelo Banco Central, no Boletim Focus, reduziram, pela segunda semana consecutiva, a previsão para a inflação neste ano. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,42% para 3,28%.

Os analistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro também não mudaram a previsão de crescimento do PIB em 2019. Segundo o Boletim divulgado nesta segunda-feira (14), a economia brasileira deverá crescer 0,87% esse ano.

Saiba mais: Crescimento do PIB pode atingir 2,5% em 2020, diz Paulo Guedes

A previsão do Boletim Focus da última segunda-feira (7) também indicava um crescimento do PIB de apenas 0,87% em 2019. No começo do ano, os analistas indicavam um crescimento de 2,6% da economia brasileira em 2019.

De acordo com os economistas ouvidos pelo Banco Central, a previsão de crescimento da economia brasileira para 2020 será de 2,00%.

Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou uma alta de 0,07% em agosto. O resultado diz respeito à comparação dessazonalizada com julho, de acordo com comunicado da instituição monetária central nesta segunda.

Softbank quer unir Banco Inter e Uber

O Banco Inter (BIDI4; BIDI11) e a Uber estão em conversas avançadas para uma cooperação estratégica no segmento de serviços financeiros, de acordo com a agência de notícias “Reuters”. O Softbank procura integrar seus investimentos na América Latina.

O grupo japonês é acionista da Uber e, neste ano, já adquiriu cerca de 15% do Banco Inter.

Veja também: Nestlé inicia programa de inovação com startups

A parceria financeiro objetiva ter como alvo tanto os motoristas da Uber como os milhões de clientes da instituição financeira. A fonte da agência, entretanto, não comentou sobre as minutas da negociação.

A associação das duas companhias pretende impulsionar os negócios do Banco Inter no País, já que o Brasil é o maior mercado da Uber fora dos Estados Unidos. A cidade de São Paulo tem mais viagens pelo aplicativo de transporte que qualquer outro lugar no mundo.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, sexta-feira (11), o Ibovespa encerrou o pregão com uma alta de 1,98%, chegando a 103.831 pontos.

Sair da versão mobile