Ibovespa fecha com desvalorização após dia volátil

Após três dias de valorização, o Ibovespa obteve um dia volátil em meio a corrida eleitoral e o cenário otimista por parte dos investidores externos. O índice da B3 não digeriu bem a última pesquisa à Presidência do Ibope que mostrou Jair Bolsonaro (PSL) progredindo e estabilizando-se na liderança, mas com Fernando Haddad (PT),  mostrando força e se concretizando na segunda posição.

O bom humor do mercado externo vem com os investidores enxergando que as tarifas norte-americanas sobre a China não foram tão brandas quanto especuladas. Além disso, o mercado já tinha conseguido precificar as perdas nos pregões anteriores. Deste modo, as bolsas da Europa e Estados Unidos fecharam em alta.

O índice do Ibovespa fechou em queda de 0,19% com 78.168 pontos. O volume financeiro ficou na casa dos R$ 9,702  bilhões. O dólar comercial recuou 0,44% cotado a 4,1242 na venda.

A última pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada na noite de ontem no Jornal Nacional, mostra um cenário de segundo turno cada vez mais consolidado. Jair Bolsonaro (PSL), líder nas intenções de voto, cresceu de 26% para 28% desde o último levantamento, do dia 11. Fernando Haddad, que assumiu a candidatura do PT oficialmente no mesmo dia, saltou de 8% das intenções de voto naquela ocasião para 19%, tornando-se o mais provável representante da esquerda na segunda etapa da eleição.

Ciro Gomes (PDT), que aparecia em segundo lugar na pesquisa anterior, consegue manter-se com 11% das intenções de voto, enquanto os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) encolhem, passando de 9% para 7% e de 9% para 6%, respectivamente.

Nas simulações de segundo turno, todas realizadas com o nome de Bolsonaro, o candidato do PSL só vence de Marina Silva, por 41% a 36%. Contra Ciro Gomes, Bolsonaro fica 1 ponto percentual atrás, mas ainda em empate técnico, em 40% a 39%. Contra Haddad e Alckmin, o deputado fica estritamente empatado, com 40% a 40% no caso do petista e 38% a 38% contra o tucano.

Destaques da Bolsa

As ações que mais desvalorizaram no pregão de hoje foram: Viavarejo UNT N2 (VVAR11), -7,18%, Eletrobras ON (ELET3) , -4,70, e Eletrobras PNB (ELET6), -4,53.

Os papeis com mais valorizações foram: Usiminas PNA (USIM5), +4,38, Kroton On (KROT3), +3,28 e B2W Digital On (BTOW3) com +2,23

 

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião