Ibovespa fecha com desvalorização de 1,85% após nova pesquisa eleitoral

O Ibovespa não abriu bem a terceira semana do mês de setembro com desvalorização de 1,85% com 77,935.45 pontos, após a semana passada ter ganhos no acumulado de 5,55%. As pesquisas eleitorais que animavam os investidores na semana passada, agora os preocupa, após a última pesquisa FSB/BTG Pactual  mostrar uma alta significativa nas intenções de voto para Fernando Haddad (PT), que está a cada mensuração mais próximo de Jair Bolsonaro (PSL).

A pesquisa da FSB/BTG Pactual de hoje mostrou para o cenário do primeiro turno , o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparecendo com 33% das intenções de voto, mesma marca da última pesquisa. Fernando Haddad, por sua vez, saltou de 16% para 23% das intenções, em uma alta expressiva. Ciro Gomes (PDT) se distanciou do segundo lugar, caindo de 14% para 10%.

Geraldo Alckmin (PSDB) subiu de 6% para 8%, enquanto Marina Silva (Rede) se manteve em 5%. João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) se mantêm em 3% e 2%, respectivamente. Henrique Meirelles (MDB) subiu de 2% para 3%, e Cabo Daciolo (Patriotas) deixou de pontuar.

No segundo turno, a pesquisa mostra um crescimento dos adversários de Bolsonaro. Enquanto na pesquisa anterior ele vencia em todos os cenários a não ser contra Ciro, com quem empatava, agora ele aparece em empate técnico também com Haddad e Alckmin.

No mercado externo, a recusa de Pequim para uma nova mesa de negociações com os Estados Unidos mostrou para os investidores que a crise comercial sino-americana está longe de acabar.

Hoje entrou também em vigor as tarifas norte-americanas em um valor de 10% sobre um pacote de US$ 200 bilhões em bens chineses. A China retaliou a medida norte americana com tarifas que variam de 5% a 10% sobre US$ 60 bilhões em bens norte-americanos.

As bolsas de todo o mundo sentiram a fragilidade da situação e fecharam em queda:

Dow Jones: – 0,68%

S&P 500:    – 0,35%

FTSE Londres: -0,42%

bolsa de Frankfurt: -0,64

bolsa de Hong Kong: -1,62%

Destaques da bolsa

A única empresa que teve valorização nos papéis nesta segunda-feira foi a Ultrapar ON ( UGPA3) com 0,54% .

Já as que mais apresentaram desvalorização estão: Gol PN N2 (GOLL4), -6,40%, B2W Digital On (BTOW3) 4,50%.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião