Grana na conta

Ibovespa abre em alta com política de afrouxamento da Europa no radar

O Ibovespa abre em alta nesta quinta-feira (16) com a política de afrouxamento na Europa e tramitações de propostas do Brasil no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa variava 1,22% a 79.794,95 pontos. O mercado nacional está, assim como os índices internacionais, em alta, acompanhando as novas políticas de afrouxamento na Europa em razão da desaceleração de mortes e contágios por coronavírus.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Além disso, segue no radar do investidor a aprovação em primeiro turno pelo Senado Federal da PEC do orçamento de guerra. E, a aprovação pelo STF de autonomia dos Estados e municípios na regulamentação das medidas de isolamento social.

Coronavírus na Europa

Os investidores do mundo estão atentos se haverá uma política de afrouxamento de restrições ao isolamento social na Europa. Os principais países da região afetados pelo novo vírus, Itália e Espanha, informaram que conforme observado por seus especialistas os números de contágios e mortes vem sinalizando uma desaceleração.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

A Alemanha, maior economia do continente europeu, informou que os pequenos estabelecimentos comerciais irão reabrir a partir do dia 20 de abril. As escolas deverão retornar em 4 de maio.

Na Dinamarca as escolas reabriram na última quarta-feira (15).

PEC do orçamento de guerra

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira em primeiro turno de votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do orçamento de guerra. A aprovação foi por 58 votos a favor e 21 contra.

O texto em tramitação no Congresso é referente a permissão de gastos conforme o governo julgar necessário com a crise do novo coronavírus (covid-19). O orçamento de guerra não precisaria seguir normas como teto de gastos, Lei de Responsabilidade Fiscal e a regra de ouro.

Após a aprovação os senadores discutiram e rejeitaram os destaques apresentados à PEC. A votação da proposta em segundo turno está marcada para próxima sexta-feira (17).

Isolamento social

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou através de videoconferência e aprovou por unanimidade, na quarta-feira que Estados e municípios brasileiros devem ter autonomia na regulamentação das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A ação foi apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), e se colocava contra a medida provisória (MP) 962, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que deixava a cargo exclusivo da União decidir quais comércios essenciais deveriam ficar abertos durante o período de isolamento ocasionado pelo novo coronavírus.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

  • BRKM5: +9,24%
  • BTOW3: +5,37%
  • VVAR3: +5,22%
  • ENBR3: -0,64%
  • ECOR3: -0,56%
  • VIVT4: -0,45%

Última cotação

Na última sessão, quarta-feira (15), o Ibovespa encerrou em queda de 1,36%, a 78.831,46 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião