Ibovespa abre em alta com IPCA-15 e vacina contra coronavírus no radar

O Ibovespa abre em alta, nesta terça-feira (26), com a prévia da inflação, possível vacina contra coronavírus e restrição de brasileiros nos EUA no radar.

Por volta das 10h50, o Ibovespa operava em alta de 1,36%, alcançando 86.831,79 pontos. O mercado está atento ao indicador de prévia da inflação que apresentou uma queda de 0,59% em maio.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Além disso, segue no radar do investidor:

Prévia da inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação, registrou queda de 0,59% em maio. Trata-se da maior baixa desde o início do Plano Real, em 1994. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador é semelhante ao IPCA, no entanto, o que os diferem são as datas de coleta e a abrangência geográfica. No ano, a prévia da inflação acumula alta de 0,35%, e em 12 meses de 1,96%.

O índice mede a variação média de preços. Dessa forma, quando acontece uma variação negativa, como neste mês, diz-se que houve uma “deflação”. Ou seja, os preços de produtos e serviços que movimentam a economia caem.

Vacina coronavírus

O mercado acionário está atento a possível vacina contra o novo coravírus (covid-19). A Novavax, empresa norte-americana, anunciou na última segunda-feira (25), o primeiro estudo em humanos de sua vacina experimental contra o vírus. De acordo com a biofarmacêutica, em julho a vacina, cujo o codinome é NVX-COV2373, apresentará seus resultados.

Se a resposta dos testes for promissora, a Novavax planejará uma segunda fase que será testada em outros países. Antes de saber o resultado, a empresa já aumentou a produção da vacina. “Corremos o risco e começamos a fabricar em escala maior. O tempo é a coisa mais importante aqui”, disse o presidente-executivo da biofarmacêutica, Stanley Erick.

EUA restringem brasileiros

O governo dos Estados Unidos comunicou na última segunda (25) que antecipou para terça-feira o início das nova restrição de viagens do Brasil aos EUA.

Conforme decisão da Casa Branca, dessa maneira, as medidas restritivas passam a valer a partir de 23h59 desta terça-feira, no horário da Costa Leste dos EUA.

Saiba Mais: EUA antecipam para terça-feira restrições de viagens do Brasil

Em seu anúncio original, realizado no último domingo (24), o governo norte-americano informou que as restrições à viagens vindas do Brasil deveriam entrar em vigor na próxima sexta-feira (29), às 00h59, segundo informações da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Última cotação

Na última sessão, segunda-feira, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 4,25%, a 85.663,48 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião