Iberia compra Air Europa pela metade metade do valor combinado

A International Airlines Group (IAG), dona da Iberia, companhia aérea baseada em Madri, na Espanha, confirmou nesta quarta-feira (20) que adquiriu a Air Europa, também espanhola, por 500 milhões de euros. O valor é a metade do que havia sido combinado anteriormente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

As duas companhias fecharam um primeiro acordo em novembro de 2019. Então, o preço a ser pago era de 1 bilhão de euros, cerca de R$ 6,47 bilhões. Por conta da pandemia do coronavírus, entretanto, o grupo turístico Globalia, dono da Air Europa, concordou em reduzir o valor.

A Iberia, além de pagar apenas metade do combinado no primeiro momento da aquisição, só começará a desembolsar a quantia no sexto ano após a data de aquisição, ou seja, em 2027.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Iberia trata com governo espanhol termos de ajuda à Air Europa

A pandemia do novo coronavírus derrubou a demanda por voos internacionais em todo o mundo e fechou milhares de vagas de emprego no setor aéreo. Por conta da crise, a Air Europa recebeu em novembro 475 milhões de euros do governo espanhol em empréstimos por ser considerada uma companhia essencial, uma vez que é a segunda maior aérea da Espanha, atrás apenas da sua compradora.

A Air Europa possui uma frota de 52 aeronaves e efetua voos nacionais, no continente europeu e internacionais, incluindo América Latina, Estados Unidos, Caribe e norte da África.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A controladora da Iberia, a IAG, afirmou que o novo acordo com a Air Europa, e com sua controladora Globalia, está condicionado ao resultado das negociações em curso com o governo espanhol sobre os termos para ajuda para a companhia que é negociada.

A aquisição deve ser concluída até o segundo semestre de 2021. Até então não houve permissão para prosseguimento do negócio pela Comissão Europeia.

A IAG é proprietária, além da Iberia, de empresas com a British Airways, Aer Lilngus e Vueling.

A Ibéria, através da aquisição, pretende fortalecer a sua presença em Madri, desbloquear novas oportunidades de crescimento e oferecer mais benefícios aos clientes, como maior escolha e flexibilidade de programação e mais oportunidades para resgatar milhas. É aguardado também que a aquisição gere sinergias entre as duas principais companhias aéreas da Espanha.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião