Hidrovias (HBSA3) diz que contrato com Vale (VALE3) permanece em vigor até 2039

A Hidrovias Brasil (HBSA3) comunicou ao mercado, na quarta-feira (6), que o desinvestimento da  Vale (VALE3) ainda não aconteceu e que o contrato de transporte fluvial entre a Girocantex, controlada da companhia, e a Mineração Corumbaense Reunida, subsidiária da mineradora, continua em vigor, com prazo até março de 2039.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo a Hidrovias Brasil, o acordo de 2012 foi assinado na modalidade em que o contratante, no caso a Vale,  paga a quantia independente do volume, conhecido como ‘take or pay’. Com isso, está previsto o transporte de 3,2 milhões de toneladas de minério de ferro por ano na Hidrovia Paraguai-Paraná.

No dia 1º de abril, a Vale comunicou que estava em discussões avançadas para vender as suas empresas de minério de ferro, minério de manganês e logística que compõem o Sistema Centro Oeste. A mineradora exporta os produtos pela hidrovia através do porto na região de Porto Esperança, município de Corumbá. A subsidiária explora minério de ferro e também detém o direito de exploração nas minas de Santa Cruz e do Urucum, em Corumbá (MS).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

De acordo com o comunicado divulgado no início do mês, a iniciativa de desinvestimento está em linha com a estratégia de simplificação de portfólio e foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinada.

O secretário de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (Semagro) do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, afirmou ainda, após a Vale ter divulgado o comunicado, que as minas localizadas em Corumbá não são as mais lucrativas para a mineradora. O Sistema Centro-Oeste é o que tem o menor volume em extração de minério de ferro diante das outras unidades.

No comunicado de ontem, a Hidrovias informou ainda que qualquer alteração nos termos e condições do contrato, incluindo a alteração da garantidora Vale, está sujeita à prévia aprovação das partes do contrato.

Última cotação da Vale

Na última sessão, quarta-feira, a Vale encerrou o pregão em alta de 1,46%, negociada a R$ 96,50.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião