O ex-ministro de gestões petistas anteriores, Guido Mantega, abriu mão de um cargo na Vale (VALE3). As informações foram divulgadas pelo Painel, da Folha de S. Paulo.
As informações de bastidores são de que Guido Mantega teria aberto mão de um cargo na mineradora após uma articulação com Lula (PT). A ideia do Governo, segundo a Folha, é sinalizar que quer outra pessoa no cargo de CEO da Vale, porém que ela não seja o atual ocupante, Eduardo Bartolomeo.
Ainda nesta sexta (26) o ex-ministro deve divulgar uma carta detalhando a decisão.
O mandato de Bartolomeo vai até o dia 31 de maio deste ano, contudo, a Vale deve decidir se irá reconduzi-lo ou não ao cargo até o dia 31 de janeiro, dado que as normativas atuais exigem que quatro meses de antecedência.
Planalto fez campanha para Guido ser CEO da Vale
O nome de Guido Mantega vinha sendo ventilado nas últimas semanas, com uma pressão que aumentou gradualmente.
Nesta quinta (25), a deputada petista Gleisi Hoffmann (PT) teceu elogios públicos ao ex-ministro, enquanto Lula ciritou abertamente a Vale em um post em sua conta no X, antigo Twitter. Na ocasião, Lula atacou a mineradora por conta da tragédia de Brumadinho, que completou cinco anos nesta semana.
Cotação VALE3
O atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também teceu elogios a Mantega quando questionado sobre o nome em Davos, Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.
Silveira, contudo, não havia sido taxativo sobre o nome de Guido na Vale na ocasião.
Apesar disso, segundo informações de bastidores, Silveira teria ligado para os acionistas de referência da Vale – que contemplam Mitsui e BlackRock – para pressionar pela nomeação de Guido.
Atualmente a Vale é uma corporation, então nenhum acionista detém mais de 10% do capital social da empresa.
Agora há pouco, em entrevista a jornalistas, Silveira negou. Disse que “Lula nunca cogitou interferir em uma empresa de capital aberto, nem manobrou para emplacar Mantega”. E acrescentou: “O presidente só tratou da Vale para falar sobre a celeridade do processo de indenizações a vítimas de tragédias de Brumadinho.”
Quem tem mais VALE3?
- Previ: 8,7% do capital social
- Mitsui: 6,3%
- BlackRock: 5,8%
- Tesouraria: 5,3%
- Outros (incluindo free float): 73,9%
A Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), detém pouco menos de 9% do capital social da mineradora, sendo o acionista individual com a maior fatia em VALE3.
Contudo, a Previ tem duas cadeiras no Conselho de Administração da Vale, limitando sua influência na companhia.
Ou seja, sem o sinal verde de outros acionistas relevantes, dificilmente Guido Mantega seria nomeado novo CEO.
A Vale ainda mantém dentre seu rol de conselheiros o ex-governador do Espírito Santo o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o braço de participações do Bradesco (BBDC4). Para entender mais sobre isso, clique aqui.
Notícias Relacionadas