Guedes: Arrecadação de abril é ‘surpresa extraordinariamente favorável’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou hoje em coletiva que o resultado recorde da arrecadação federal de abril é uma “surpresa extraordinariamente favorável”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A arrecadação é uma proxy para a recuperação das empresas. A economia brasileira parece que está acelerando. Temos visto revisões das projeções de crescimento da economia para cima. A arrecadação de abril confirma quadro de melhoria geral da atividade econômica no País”, afirmou Guedes.

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 156,8 bilhões em abril, recorde para o mês. O resultado representa um aumento real (descontada a inflação) de 45,22% na comparação com o mesmo mês de 2020, que foi bastante afetado pela pandemia de covid-19 e pelo diferimento na cobrança de alguns tributos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Acreditávamos que o Brasil fosse surpreender no ritmo de crescimento neste início de ano. Estamos vendo isso na geração de empregos, com quase 1 milhão de vagas nos primeiros três meses deste ano. Da mesma forma, índices de atividade do BC têm saído muito fortes”, acrescentou o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

   

Guedes fala em arrecadação recorde em primeiros meses do ano

Guedes lembrou que, no acumulado do ano até abril, a arrecadação federal somou R$ 603,7 bilhões, também recorde para o primeiro quadrimestre. O montante ainda representa um avanço real de 13,62% na comparação com os primeiros quatro meses do ano passado. “O aumento de arrecadação ocorre em todas as dimensões”, enfatizou.

O ministro da Economia repetiu que sua equipe em nenhum momento pensou em aumentar impostos e tributos em meio a uma recessão. “Não era razoável nós pensarmos em aumentar impostos por conta da déficit fiscal. Seria um equívoco, um erro sério de política econômica. Com a reaceleração da economia brasileira, receitas estão vindo bastante fortes”, completou Guedes.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião