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GPA recolhe cervejas de marca própria por problema de qualidade

GPA recolhe cervejas de marca própria por problema de qualidade

GPA recolhe cervejas de marca própria por problema de qualidade

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) recolheu no último final de semana todas as garrafas da cerveja Fábrica 1959, lançada pelo GPA em novembro do ano passado. A informação foi divulgada pelo jornal “Valor Econômico”.

De acordo com o jornal, o GPA enviou um comunicado para as lojas do Pão de Açúcar e do Extra para solicitar a retirada imediada das cervejas de sua marca própria por “problemas de qualidade”. A nota exigia a remoção das cervejas Fábrica 1959 dos tipos pilsen, puro malte, witbier, IPA e weiss.

“A Fábrica 1959 realizou, espontaneamente, a retirada de seus produtos dos pontos de venda, após detectar variação no sabor (mais azedos do que o normal) em testes sensoriais realizados em alguns rótulos do lote número 1”, informou o grupo.

Apesar dos problemas de qualidade, o grupo informou que as cervejas não apresentam nenhum risco à saúde dos consumidores. Segundo a nota divulgada pela varejista, a medida foi uma forma de garantir a melhor experiência dos clientes.

O GPA informou que a Cervejaria Imigração, responsável por fornecer as cervejas da Fábrica 1959, foi acionada para refazer os testes e identificar o que motivou a alteração no sabor do produto.

A linha de cervejas especiais foi lançada pelo grupo no dia 26 de novembro de 2019. Por meio do lançamento, o grupo informou que pretendia impulsionar o aumento das vendas deste segmento. A expectativa é que a linha se torne responsável por 25% de todas as vendas de cervejas artesanais do grupo até o final deste ano.

Posicionamento do GPA

Em nota enviada ao SUNO Notícias, o GPA informou que:

“Reiterando o seu compromisso com a qualidade e a transparência no relacionamento com os seus consumidores, a Fábrica 1959 informa que na última semana realizou, proativamente, a retirada de seus produtos dos pontos de venda após detectar variação no sabor (mais amarga do que o normal) em testes sensoriais realizados em alguns rótulos de lotes específicos dos tipos Pilsen e Weiss. O fornecedor foi imediatamente acionado e, após concluir as análises, foram identificadas alterações sensoriais no lote 1 do estilo Pilsen e nos lotes 1 e 2 do estilo Weiss decorrente da incorporação maior de oxigênio durante o envase. Tal característica não traz qualquer risco à saúde do consumidor e os ajustes necessários já foram realizados para que fatos como esse não ocorram novamente. Mesmo assim, a marca optou por descartar os lotes citados a fim de garantir a melhor experiência aos seus clientes. Nada foi constatado nos demais lotes e estilos da Fábrica 1959.

A Fábrica 1959 se coloca ainda à disposição dos seus consumidores para esclarecer qualquer dúvida adicional por meio do canal de atendimento: 0800-15-2134. O consumidor poderá efetuar a troca dos produtos dos lotes indicados ou solicitar o ressarcimento na loja em que realizou a compra”.

Vendas do Grupo Pão de Açúcar no 4º trimestre

O GPA informou, na última quarta-feira (15), que obteve um crescimento de 24% nas vendas brutas do quarto trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas do grupo somaram R$ 18,9 bilhões entre outubro e dezembro.

Saiba mais: GPA apresenta aumento de 24% nas vendas brutas do 4T19

No Brasil, as vendas brutas da varejista somaram R$ 16,5 bilhões. O montante indica alta de 8,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A rede de atacarejo Assaí protagonizou o crescimento das vendas do GPA com alta de 19,7% ante o mesmo período de 2018, chegando a R$ 8,7 bilhões de receita bruta. Em contrapartida, as vendas do multivarejo, que inclui as marcas Extra, Compre Bem e Pão de Açúcar, caíram 2%, para R$ 7,7 bilhões.

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