Golpe sobre cadastro para auxílio emergencial faz 6,7 milhões de vítimas

Conforme apontamento do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, 6,7 milhões de pessoas foram vítimas de um golpe com link falso para realizar o cadastramento para o auxílio emergencial desde o o mês de março.

O golpe circula na internet, com um link falso para acessar a plataforma do governo federal e apresenta proposições falsas sobre os detalhes do auxílio emergencial . A mensagem afirma que os pagamentos começam a ser feitos nesta terça-feira (7). Além de informar ser possível sacar a quantia imediatamente após preencher as informações.

Quando clicado, o link indicado direciona o usuário a um questionário com três perguntas:

  • “Você recebe Bolsa Família?”;
  • “Você é autônomo?”;
  • “Você quer receber o auxílio?”.

Se respondidas afirmativamente, em seguida aparece uma mensagem informando que o benefício foi aprovado. No entanto, antes de receber o benefício seria necessário enviar o link para seus contatos no aplicativo WhatsApp.

Saiba mais: Coronavoucher: governo divulga regras de pagamento do auxílio.

“Para tornar o ataque mais verídico, alguns golpes se aproveitam de ações reais que grandes empresas e o governo estão realizando para enfrentar o coronavírus, como a doação de álcool em gel e pagamento de benefícios à população. E a tendência é que o número de ataques e de vítimas aumente nos próximos dias, principalmente em decorrência do agravamento da situação do país neste momento de crise”, afirmou o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.

Saiba mais: Coronavoucher: Entenda como funciona o auxílio emergencial

Após o levantamento, a PSafe destacou que existem diversos links disseminados que vem sendo usados para aplicar crimes virtuais. A maioria deles tem a finalidade de roubar dados pessoas e financeiros das vítimas. Outros ainda podem direcionar para páginas falsas para visualizar publicidade em excesso.

Alguns links falsos sobre auxílio emergencial:

  • auxilio-corona.info
  • auxiliocorona.com
  • auxiliocidadao.com
  • auxiliocidadao.archivezap.live/
  • bit.ly/AuxilioCidadao

Usuários relatam instabilidade no app

Segundo usuários, o site e o aplicativo para identificar os trabalhadores informais que não estão listados em nenhum cadastro do governo, mas tem direito ao auxílio emergencial estavam apresentando instabilidades nessa terça-feira (7).

Saiba mais: Usuários relatam instabilidade do app para obter coronavoucher

Para receber o benefício, alguns trabalhadores devem se inscrever em uma plataforma digital que entrou no ar nessa terça-feira. Entretanto, o site destinado ao cadastro ficou fora do ar pela manhã, logo no primeiro dia de funcionamento. Já o aplicativo “Caixa Auxílio Emergencial” apresentou lentidão no sistema, conforme informaram usuários.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião