Gol (GOLL4) cogita pedir recuperação judicial nos EUA, diz coluna; ações despencam

As ações de Gol (GOLL4) despencam nesta segunda-feira (15) no Ibovespa, liderando as perdas do índice, com o mercado repercutindo a notícia veiculada pela coluna Painel S.A, do jornal Folha de S. Paulo, de que a companhia aérea estaria cogitando pedir recuperação judicial nos Estados Unidos em, no máximo, um mês.

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Perto das 12h10, as ações preferenciais de Gol (GOLL4) caíam 10%, cotadas a R$ 6,84. No ano, as ações caem 18,08%, segundo dados do Status Invest.

Cotação GOLL4

Gráfico gerado em: 15/01/2024
1 Dia

Segundo a publicação, pessoas que participam das conversas afirmam que aderir ao Capítulo 11 da lei norte-americana de falências é mais vantajoso do que pedir recuperação judicial no Brasil, acrescentando que lá, as regras são previsíveis.

Além disso, abririam-se, por exemplo, mais possibilidades de financiamento no exterior.

Mesmo assim, diz a coluna, os arrendadores consideram haver risco porque, diferentemente da Latam, a Gol possui uma presença menor nos EUA. O processo poderia ser recusado, o que levaria a companhia a gastar mais tempo e dinheiro para, ao fim, terminar abrindo um processo no Brasil.

A Folha de S. Paulo pontua, ainda, que vários consultores e advogados foram contratados. A Abra, holding que é fruto da junção com a colombiana Avianca e que controla a Gol, contratou o escritório Pinheiro Guimarães Advogados.

Já a Gol conta com a assessoria de Milbank, Lefosse e TWK, além da Seabury Capital, contratada no fim do ano passado.

Caso seja confirmada a recuperação judicial da Gol nos EUA, a companhia aérea seguirá o mesmo caminho da Latam, que em maio de 2020, foi ao Tribunal de Falências de Nova York (EUA). Em 2022, concluiu seu processo de reestruturação.

Para Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, a queda nas ações da Gol nesta segunda-feira significa que a notícia não foi bem vista pelo mercado, já que isso aponta que a empresa está em dificuldade para lidar com suas dívidas e compromissos com seus credores, o que acaba atraindo fluxo vendedor para o papel.

“⁠A situação dos EUA com o possível pedido de recuperação judicial lá pode influenciar o papel aqui, pois a empresa já vem de diversas emissões captando recursos no mercado. Agora com esse pedido de recuperação judicial, o mercado começa a desconfiar ainda mais da capacidade do management de conseguir reestruturar a empresa, visto que mesmo com as últimas emissões, a empresa não conseguiu se reestruturar”, destaca.

“O investidor acaba migrando para outros papéis, de mesmo setor em melhor condição ou outros setores mais promissores, que estejam apresentando crescimento e com uma saúde financeira melhor”, acrescenta Fernandes.

Gol (GOLL4): oferta total de voos cai 8,1% em dezembro; demanda registra queda de 2,5%

oferta total de voos (ASK) da Gol caiu 8,1% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2022, enquanto a demanda total (RPK) teve baixa de 2,5%, segundo a prévia operacional divulgada ao mercado no início do mês.

No mês passado, a taxa de ocupação total alcançou 82,7%, uma alta de 4,8 ponto percentual (pp) na base anual. O número total de assentos, por sua vez, caiu 8,6% em dezembro ante o mesmo mês de 2022, enquanto o de decolagens caiu 10%.

Mercado doméstico total da Gol (GOLL4)

A oferta de voos domésticos da Gol teve queda de 8,6%, assim como a demanda, que caiu 4,6% em dezembro na comparação anual. Já a taxa de ocupação atingiu 82,1% no mês passado, volume 3,4 pp maior na mesma base de comparação. No período, as decolagens da Gol caíram 10% e o total de assentos, caiu 8,6%, ambos na base anual.

No mercado internacional, a oferta de voos da Gol caiu 3,8% em dezembro ante o mesmo intervalo do ano anterior, enquanto a demanda subiu 17% na mesma base de comparação de 2022. Em dezembro, a taxa de ocupação foi de 86,8%, uma elevação de 15,4 pp na base anual. Já as decolagens e o total de assentos tiveram baixa de 9,4% e 9,1% ante igual período de 2022, respectivamente.

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Quarto trimestre: oferta e demanda caem

O último trimestre de 2023 da Gol se mostrou mais favorável do que o mês de dezembro. No 4T23, a oferta total da empresa caiu 5,7% e a demanda teve queda de 1,1%, ambos na base de comparação com o mesmo período de 2022. Ainda na base anual, a taxa de ocupação da Gol foi de 84% no trimestre, uma alta de 3,9 pp. No trimestre, as decolagens e o total de assentos tiveram retração de 4,8% e 3,7%, nesta ordem, ante o mesmo intervalo do ano anterior.  

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Giovanni Porfírio Jacomino

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