Gol (GOLL4): demanda por assentos cai 38% em fevereiro ante janeiro

A Gol (GOLL4) divulgou na manhã desta quinta-feira (4) sua prévia operacional relativa ao mês de fevereiro. A oferta de assentos da companhia caiu 36% na comparação com janeiro, indo para 2,08 milhões, e a procura caiu 38%, para 1,6 milhão, revertendo os avanços contabilizados no último mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A prévia operacional da Gol foi impactada pelo avanço da covid-19, que em fevereiro voltou a alcançar maiores taxas de infectados e de mortes, resultando em mais restrições.

Além disso, há também a sazonalidade. Os meses de dezembro e janeiro são destaques na receita das aéreas por conta dos feriados e dos períodos de férias. Neste ano, o resultado de fevereiro da Gol traz também o fato de que as folgas de carnaval foram canceladas em vários estados.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na comparação com fevereiro de 2020, a oferta e a demanda totais de assentos ficaram, ambas, reduzidas pela metade. No ano passado, em fevereiro, foram oferecidos 4,2 milhões de assentos em voos e 3,4 milhões de pessoas voaram com a empresa. Na comparação anual, a Gol conseguiu manter sua taxa de ocupação total estável em 80,8%.

Voos internacionais da Gol continuam totalmente inoperantes

As diferenças entre oferta e procura por voos da Gol na base anual são impactadas ainda pelo fato de os voos internacionais estarem interrompidos. No mercado doméstico, a queda na procura por voos caiu 41,7% na base anual, para 1,6 milhão, e a oferta recuou 41,7% na mesma comparação, para 2 milhões.

Apesar de ter mantido sua taxa de ocupação estável no número total, ao observar o mercado doméstico, o único em que a Gol atua por enquanto, a efetividade da companhia em achar passageiros para os seus voos recuou de 81,9% para 80,8%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A Gol operou em média 355 voos por dia e adequou frequências à menor demanda nos seus hubs de Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Brasília (DF), Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia)”, diz o documento.

Com menos voos, entretanto, a Gol melhorou seu nível de pontualidade, que em fevereiro de 2021 ficou em 97,2% contra 90,2% no mesmo mês do ano anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião