G20: Países defendem a reforma da OMC

No G20, negociadores dos governos produzem esboço de texto que defende a reforma da Organização Mundial de Comércio (OMC).

A reunião do G20, está acontecendo em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, essa é a primeira vez que a reforma da OMC é dada com ênfase.

O debate entre os negociadores foi estendido até as 6h desse sábado (1). Agora, a menos que haja uma mudança de última hora, o esboço será o comunicado final do encontro.

De acordo com O Globo, a iniciativa foi impulsionada principalmente pelos Estados Unidos.

Saiba mais: Merkel se reunirá com Putin, Trump e Macri, no G20

G20

O comércio é um dos principais conflitos do G-20. A guerra comercial entre China e Estados Unidos, alinhada com as medidas protecionadas dos norte-americanos, dificulta as negociações do grupo.

Ainda de acordo com O Globo, o protecionismo será mencionado com pouca expressão no comunicado final do encontro.

Outro ponto, é um princípio de consenso em relação as mudanças climáticas e o Acordo de Paris. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que retiraria seu país do acordo.

O presidente eleito Jair Bolsonaro também questiona o pacto. Entretanto, o posicionamento de Bolsonaro está gerando atritos com países, como por exemplo a França.

Inclusive, o presidente da França, Emmanuel Macron, condicionou o acordo ente Mercosul e União Europeia. De acordo com Macron, o pacto comercial acontecerá com base no posicionamento do próximo governo brasileiro sobre o Acordo de Paris.

As negociações do G-20 continuarão em andamento, e o documento final será divulgado neste sábado (1). Para ser divulgado, o documento redigido pelos negociadores tem que ser aceito pelos chefes de Estado.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião