Veja os fundos de ações que bateram o Ibovespa nos últimos meses; Suno FIC FIA está na lista

Segundo levantamento da XP, diversos fundos de ações bateram o Ibovespa em 2023. Os maiores destaques entre os fundos Long Only e Long Biased fecharam o ano com retornos de 58,74% e 32,71%, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Já os melhores Fundos de Ações Internacionais (hedgeados) alcançaram retornos de 55,84% em 2023, terminando o ano bem acima do Ibovespa, que teve ganho de 22,28%.

A XP fez três listas com as opções disponíveis em sua plataforma e com patrimônio líquido mínimo de R$ 100 milhões. Uma lista é de fundos long only e outra de fundos long biased. Para os fundos de ações internacionais, o PL mínimo foi de R$ 50 milhões.

Os fundos de ações mais rentáveis

Os long only “apostam” na alta das ações, com estratégias que visam a valorização dos papéis que investem. Confira abaixo os melhores desempenhos de 2023:

O campeão dos fundos de ações Long Only é o Alaska Black FIC FIA BDR. Em entrevista ao XP Outlier, o gestor justifica esse desempenho superior ao Ibovespa à estratégia adaptada ao mercado brasileiro de ações.

Henrique Bredda comenta que a maior parte das gestoras busca imitar o modelo dos fundos de ações do Estados Unidos, que valorizam a alocação no setor de consumo em detrimento ao de commodities.

O gestor do Alaska acredita que essa estratégia não reflete a realidade do Brasil, uma vez que o aumento do valor das commodities está diretamente ligado a um crescimento do PIB, diferente dos Estados Unidos, onde o impacto é no custo.

Um dos gestores do Suno FIC FIA, Rodrigo Wainberg, comemorou em suas redes sociais a presença do fundo na lista dos mais rentáveis do ano.

O especialista disse que o fundo da Suno Asset, como quinto melhor FIA Long only do Brasil em 2023, alcança esse feito “sem alavancagem, sem concentração excessiva e sem teses exóticas. E com Selic acima de 12%”.

Já os long biased não tiveram um desempenho tão superior ao Ibovespa quando comparado aos Long Only. Embora sejam focados na compra de ações, esses fundos também possuem liberdade para operarem vendidos. Abaixo, seguem os melhores do ano:

Relatório da XP

Na média, os fundos globais foram melhores que o Ibovespa, fechando o ano em 23,9%. Mas os melhores fundos superaram forte o principal índice da bolsa de valores, conforme vemos no gráfico abaixo:

Fonte: Relatório da XP.

E para 2024, o que esperar desses ativos?

A XP vê o cenário econômico de 2024 mais favoráveis para esses ativos. Os analistas da casa acreditam que “a combinação de taxas de juros mais baixas tende a beneficiar as empresas dos setores que mais frequentemente estão presentes na carteira dos fundos de ações”.

Além disso, a XP acredita que os gestores de fundos de ações do Brasil, após um dos piores períodos de retornos de curto prazo, têm capacidade de entregar mais retorno acima da inflação e do Ibovespa.

Por fim, os analistas finalizam dizendo que a melhor opção é selecionar os melhores gestores de fundos de ações. Isso inclui os fundos que priorizam ações de boas empresas com bons potenciais de ganho no longo prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião