Fundos globais abandonam blue chips da China com liquidação bilionária

Gestores globais de fundos investimentos estão se afastando das principais ações chinesas, movimento que resultou em uma liquidação de bilhões de dólares, e está ligado a preocupações crescentes sobre a incerteza regulatória e o ambiente de negócios na China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Uma reportagem do site Bloomberg Linea apontou que, nos últimos tempos, fundos de investimento globais têm reduzido suas participações em empresas de grande porte do gigante asiático, conhecidas como “blue chips“. Essas ações eram tradicionalmente consideradas como ativos estáveis e de baixo risco, mas agora estão sendo questionadas devido às mudanças recentes no cenário regulatório chinês.

Em 13 dias, foram vendidos US$ 10,7 bilhões em ações;

O cenário regulatório chinês tornou-se mais imprevisível, com as autoridades chinesas implementando medidas mais rigorosas em setores como tecnologia, educação e fintech. Isso tem levantado preocupações entre os investidores internacionais, que agora estão se afastando desses ativos uma vez confiáveis.

Investidores institucionais, como fundos de pensão e gestores de ativos, têm vendido suas participações em empresas chinesas, temendo um maior escrutínio regulatório e a possibilidade de repressões antitruste. A repressão contra gigantes da tecnologia, como Alibaba (BABA34) e Tencent, também contribuiu para a aversão ao risco em relação às ações chinesas.

“A China sempre foi uma ‘caixa preta’ de difícil leitura. O setor imobiliário é um assunto que vem se estendendo há mais de anos, e o que a gente tem focado na área macro é testar a função de reação do governo para conter essa crise. A leitura é mais complicada, e o governo não toma uma reação clássica”, afirmou Gustavo Menezes, gestor de macro e renda fixa da AZ Quest.

Segundo o gestor, está fora do radar operar esse mercado com a ideia de esperar uma reação mais forte do governo chinês para conter essa crise.

“Esse é um ponto de preocupação e difícil solução no curto prazo. Será um crescimento mais baixo, sem depender tanto disso. Mas a pauta de exportação brasileira de alimento e energia segue muito forte. Se por um lado, um setor preocupa, por outro, há ainda uma grande demanda de exportação para a China”, completou o gestor da AZ Quest.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Fundos: incerteza afeta mercado de ações da China

A incerteza sobre como as empresas chinesas serão afetadas pelas mudanças regulatórias tornou-se um fator significativo na decisão dos investidores globais de realocar seus recursos para outras classes de ativos. Essa saída em massa de fundos de investimento das blue chips chinesas resultou em uma liquidação substancial no mercado de ações da China.

À medida que mais investidores vendem suas participações em empresas chinesas, os preços das ações caem, o que por sua vez afeta o valor total do mercado de ações da China. Isso cria um ciclo de vendas em que mais investidores são incentivados a sair do mercado chinês.

Em resumo, a recente liquidação de bilhões de dólares em ações chinesas por parte de investidores globais está diretamente relacionada à crescente incerteza regulatória e às preocupações com o ambiente de negócios na China. Isso está causando um impacto significativo nos mercados financeiros globais e está levando os investidores a reconsiderar suas estratégias na China e nos fundos globais das ações do país asiático.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325-1.jpg

Allan Ravagnani

Compartilhe sua opinião