Fundo Verde sobe 3,3% em dezembro, melhor resultado de 2023

O Fundo Verde, de Luis Stuhlberger, fechou o mês de dezembro com uma valorização de 3,32% – o melhor resultado mensal do multimercado no ano de 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O resultado do Fundo Verde se dá em meio a um final de ano com rali da bolsa e valorização de diversos ativos após um 2023 que foi desafiador para os fundos multimercado. Além de uma série de fundos – incluindo os renomados – ter ficado para trás do CDI, a indústria contou com um fluxo extremamente negativo, sendo o pior ano da série histórica da Anbima.

Conforme detalhado pela Verde Asset, os ganhos vieram de ações, juro real e ativos de crédito, assim como de moedas e posições vinculadas aos juros dos EUA.

No outro lado, ativos atrelados à inflação implícita no Brasil contribuíram negativamente, junto com o custo de proteção em bolsa americana.

Com isso, o Fundo Verde subiu 14,53% em 2023, ante uma rentabilidade de 13,05% do CDI no mesmo período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Fundo Verde segue reduzindo exposição a ações no Brasil

Em meio ao rali das ações na bolsa brasileira, com o Ibovespa renovando máximas históricas de forma sucessiva, o Fundo Verde reduziu sua exposição à bolsa brasileira.

O movimento já havia sido detalhado na carta anterior enviada aos cotistas, e seguiu sendo feito no mês de dezembro.

“O fundo aproveitou o rally e reduziu marginalmente sua exposição em ações no Brasil, enquanto na parcela global alguns hedges maturaram e a posição voltou a ser liquidamente comprada. A posição aplicada em juros reais no Brasil foi mantida. No mercado global continuamos aplicados no juro real americano e tomados na parte curta da curva japonesa”, diz carta mais recente do fundo de Luis Stuhlberger.

“Continua a pequena alocação em petróleo, além da exposição em crédito high yield local e global. Em moedas reduzimos marginalmente a posição na Rúpia indiana e aumentamos a posição no Peso mexicano, com funding no Euro e na moeda chinesa”, segue o Fundo Verde.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião