PIB do Brasil: FMI eleva projeção para 5,3% em 2021

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 5,3% em 2021, projeta o Fundo Monetário Internacional (FMI). A previsão anterior era de um avanço de 3,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Para 2022, no entanto, a estimativa do FMI foi reduzida de 2,6% para 1,9% na revisão de julho do relatório Perspectiva Econômica Mundial.

No documento, o FMI melhorou algumas estimativas de indicadores fiscais do País para este ano, influenciados pelo avanço do produto interno bruto.

O déficit público nominal como proporção do PIB ], por exemplo, deve atingir 6,3%, abaixo dos 8,3% comunicados em abril. A dívida pública bruta deve alcançar 91,8% na mesma base de comparação, marca inferior aos 98,4% divulgados anteriormente.

A revisão das projeções do Fundo trouxe estimativas sobre o PIB de países e alguns números relativos às suas contas públicas, sem tratar de outros indicadores — como inflação, déficit de transações correntes e taxa de desemprego.

O FMI destacou que, no caso do Brasil, a elevação da projeção de crescimento para este ano foi motivada em boa medida por resultados mais favoráveis do PIB no primeiro trimestre e por elevação dos termos de trocas do comércio internacional, que beneficia o país particularmente com a elevação das cotações de commodities.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Fundo apontou no documento que no Brasil, como ocorreu com outros mercados emergentes, a exemplo da Hungria, México e Rússia, viu seu banco central começar a elevar as taxas básicas de juros para conter pressões de alta dos índices de preços ao consumidor.

O relatório do FMI ressaltou também que o Brasil e a Índia propuseram a adoção de medidas fiscais para mitigar as consequências econômicas de “ondas recorrentes de infecções” causadas pela transmissão do coronavírus.

PIB: Brasil antecipou recuperação, diz FMI

A economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, confirmou nesta terça-feira, 27, que a instituição elevou a previsão para o crescimento do Brasil em 2021, de 3,7% para 5,2%, e disse que “foi antecipada a recuperação”.

O comentário de Gopinath, foi feito ao responder pergunta do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, sobre a decisão do Fundo de reduzir a previsão do PIB brasileiro, de 2,6% para 1,9%, em 2022, na atualização do documento Perspectiva Econômica Mundial.

“O Brasil é um dos países que estão se beneficiando com a alta de preços de commodities e da retomada de grandes parceiros comerciais como EUA e China”, destacou a economista-chefe do FMI. “Mas é preciso frisar que o país ainda passa por uma terceira onda de Covid-19.”

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião