Codace da FGV diz que o Brasil entrou em recessão no 1T20

O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou nessa segunda-feira (29) que o Brasil entrou em recessão no primeiro trimestre de 2020, depois de um ciclo de expansão de 12 trimestres.

Em nota, o Codace explicou que “a fase cíclica marcada pelo declínio na atividade econômica de forma disseminada entre diferentes setores econômicos é denominada recessão. A fase entre um vale e um pico do ciclo é chamada expansão”.

Vale destacar que alguns economistas consideram que uma recessão técnica acontece quando o Produto Interno Bruto (PIB) de um país cai por dois trimestres seguidos, mas o Codace analisa os dados de maneira mais ampla.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O comitê ainda declarou que houve um pico no ciclo de negócios domésticos no último trimestre do ano passado. Além disso apontou um período de recessão entre 2014 e 2016, visto que houve um pico da atividade em março de 2014 e um vale no final de 2016.

Assim, o comitê da FGV apontou que “isso significa que a recessão teria durado 33 meses, entre os meses de abril de 2014 a dezembro de 2016”.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o PIB brasileiro teve uma retração de 1,5% no período entre janeiro e março desse ano, em uma comparação anual. Esse foi o maior resumo trimestral desde o segundo trimestre se 2015, quando a contração foi de 2,1%.

FMI indica recessão mundial causada pela crise do coronavírus

Durante uma declaração a imprensa em meados de abril, A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que a economia nunca havia parado como parou durante essa pandemia e acrescentou “esta é a hora mais sombria da minha vida, uma grande ameaça para o mundo inteiro, e exige que nos defendamos e nos unamos”.

Saiba mais: BCE prevê forte recessão na Zona do Euro em 2020; economia deve cair 8,7%

Segundo Georgieva, o mundo entrou em recessão e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) gerou uma crise como nenhuma outra.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião