Febre maculosa: sobe para 8 o número de mortes e 53 casos são confirmados pelo ministério da Saúde

O Ministério da Saúde atualizou nesta quinta-feira (15) pela manhã os casos de febre maculosa. O número de casos da doença subiu para 53 pessoas, com 8 mortes já confirmadas. A concentração dos casos mortes permanece nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Com a maioria dos casos de febre maculosa entre as Regiões Sul (17) e Sudeste (30), as autoridades de saúde começam a emitir alertar para a população sobre os riscos da doença. As 8 mortes ocorreram na Região Sudeste, São Paulo (6), Minas Gerais (1) e Rio de Janeiro (1).

A febre maculosa é uma doença grave transmitida exclusivamente pelo carrapato-estrela quando infectado pela bactéria do gênero Rickettsia.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas de febre maculosa incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e manchas avermelhadas na pele. Caso sejam detectados, a pessoa deve procurar atendimento médico imediato e informar sobre qualquer possível exposição a carrapatos.

“A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. O ideal é manter a medicação por dez a quatorze dias, mas logo nas primeiras doses o quadro começa a regredir e evolui para a cura total,” informa o Ministério da Saúde em seu portal oficial.

Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para combater a febre maculosa e evitar complicações graves. Caso contrário, podem haver complicações, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quais precauções tomar contra a febre maculosa?

As autoridades de saúde estão alertando a população para tomar precauções, como usar roupas protetoras e fazer inspeções cuidadosas após atividades ao ar livre.

É recomendado que as pessoas priorizem o uso de calças, blusas de mangas compridas e sapatos fechados, de preferência de cores claras, para fácil visualização dos animais.

O período de junho a novembro é marcado pela predominância das formas jovens do carrapato, conhecidas como micuins e por isso tornam a doença mais frequente nessa época.

Casos de contaminação em Fazenda de Campinas, SP

No interior do Estado de São Paulo, a cidade de Campinas tem sido a mais atingida pelos casos da doença. A Secretaria do Estado emitiu um alerta para os participantes de eventos na Fazenda Santa Margarida, no período de 27 de maio a 11 de junho. A suspeita é de uma grande infestação dos animais no local. Caso apresentem algum dos sintomas, pacientes devem procurar ajuda médica imediatamente.

Além de Campinas, as regiões que mais têm apresentado casos englobam as cidades de Assis, Piracicaba e Sorocaba.

O Ministério da Saúde diz que está trabalhando em conjunto com as secretarias de saúde estaduais e municipais para conter a propagação da doença da febre maculosa e fornecer orientações à população.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião